7 Melhores Livros de Marketing Digital Para Empreendedores

Marketing Digital

Conheça os melhores Livros de Marketing Digital que ensinam conceitos e estratégias para alavancar os resultados da sua empresa.

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O conceito de Marketing Digital se tornou muito amplo nos últimos anos com o desenvolvimento de novas tecnologias.

Além do mais, existem alternativas e estratégias de atuação no mercado que podem influenciar diretamente no sucesso do negócio.

Entretanto, o conceito e a aplicação do Marketing vão além do podemos ver em artigos de blogs.

A maioria desses conceitos nascem de ideias em livros, que ajudam a informar o mercado, apontando as possíveis próximas tendências.

Através da leitura dos livros para Marketing Digital, o empreendedor se coloca na frente dos concorrentes, pois busca diretamente na fonte, o conhecimento.

Assim, ele consegue trazer novas estratégias e maneiras de pensar diante aos desafios que surgem em qualquer modelo de negócio.

Portanto, neste artigo, abordaremos quais são os principais livros sobre Marketing Digital que estão disponíveis no mercado.

Além disso.

Vamos apresentar o que cada um aborda, para que possa entender qual solução eles podem ajudar a melhorar nos seus resultados.

Os Melhores Livros Sobre Marketing Digital Para Empreendedores

1.º A Cauda Longa (Chris Anderson):

A Cauda Longa - Do Mercado de Massa Para o Mercado de Nicho (Chris Anderson)
A Cauda Longa – Do Mercado de Massa Para o Mercado de Nicho (Chris Anderson)

O livro Cauda Longa, escrito por Chris Anderson, foi inspirado em um artigo publicado pelo próprio autor, mas com novas atualizações. 

O texto aborda diversas questões fundamentais para quem se interessa pelo assunto de marketing de conteúdo.

O termo, Cauda Longa, é usado pelo autor para se referir a uma estratégia de varejo, onde é possível vender uma gama maior de produtos, mas, as quantidades adquiridas de cada item são menores.

Além do mais, Chris Anderson ressalta que para ser possível utilizar essa estratégia, é fundamental que o empreendedor trabalhe bem a definição de nichos e subnichos.

Vale lembrar que o nicho é essencial para qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, por conseguir ter um posicionamento mais assertivo com os seus clientes e consequentemente uma melhor oferta de seu serviço ou produto.

Por fim, o autor ressalta que um único modelo de negócio não consegue atender a todas as demandas do mercado e ressalta itens como:

  • Um produto não é capaz de atender todas as necessidades dos clientes;
  • Um único método de distribuição não é capaz de atender a todos;
  • O valor único não é ideal para todo mundo.

Um dos pontos mais interessantes do livro é que ele aborda exemplos práticos da utilização da Cauda Longa no dia a dia das empresas.

Um dos exemplos é o que acontece com a Apple ao criar o iTunes é a diversidade de música que ele oferece.

Portanto, se você está buscando um livro que te ajude a ter uma visão macro da sua empresa e técnicas de marketing direcionadas e mais assertivas, esse livro é uma ótima opção.

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2.º Isso é Marketing: Para Ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar/Permission Marketing (Seth Godin):

Isso é Marketing - Para Ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar (Seth Godin)
Isso é Marketing – Para Ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar (Seth Godin)

Publicado em 2000, Permission Marketing de Seth Godin, tem como foco mostrar como o Marketing evoluiu em suas estratégias.

A ideia é mostrar como o Marketing saiu de uma estratégia que interrompia a jornada de compra dos possíveis clientes, para uma estratégia permissiva.

Um dos pontos interessantes que vale muito a pena mencionar, é que o livro vai fazer algumas referências de empresas que já fizeram sucesso, mas acabaram falindo.

Isso quer dizer que a estratégia é ruim?

De maneira nenhuma, muitas das empresas faliram porque pararam de evoluir com as inovações e o seu marketing.

Assim, vieram outros negócios que copiaram a ideia, mas, se atualizaram com novas tecnologias, se tornando superior no mercado.

O livro aborda em detalhes como é feita uma estratégia básica de Marketing de Permissão e como atingir o seu potencial cliente.

Além do mais, ele cita muito o E-mail Marketing e estratégias usadas com essa ferramenta, mas, elas podem ser muito bem adaptadas a outras mídias.

Por fim, o livro cita os níveis de permissão que existem entre os clientes e as empresas e o que deve ser feito em cada situação.

Assim, além da teoria você consegue aplicar na prática para obter o sucesso.

3.º Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez):

Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez)
Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez)

Desde o início do livro, Rafael Rez, deixa bem claro a premissa do livro que é:

Se você não entende ainda de Marketing de Conteúdo, é bem provável que a sua empresa está perdendo dinheiro.

É assim que o livro se inicia, e a partir daí o autor aborda o conteúdo como papel principal para execução de estratégias de marketing.

Além de tudo, eles citam os desafios que você poderá encontrar ao aplicá-la, com o intuito de ser melhor a maior que o concorrente.

Não falando apenas do passado e presente, o livro traz possíveis cenários para o conteúdo nos próximos anos, baseado em números e dados que ajude a mostrar os panoramas.

Por fim, o livro foca muito bem nas estratégias que podem ajudar o seu conteúdo a se destacar.

Algumas citadas são:

  • Como fazer uma pesquisa estratégica de palavra-chave;
  • Planejar uma tabela de conteúdo;
  • Criação de personas que tenha a ver com a sua empresa;
  • Como você pode criar uma Landing Page;
  • O conteúdo como centro do negócio.

Assim, ao ler esse livro você sairá sabendo a maneira correta de identificar, reter e, antes de tudo, respeitar a sua audiência, dando a ela o melhor conteúdo possível a respeito de um determinado assunto.

4.º Livros de Marketing Digital – Alcançando Excelência em Vendas – Spin Selling (Neil Rackham):

Alcançando Excelência em Vendas - Spin Selling (Neil Rackham)
Alcançando Excelência em Vendas – Spin Selling (Neil Rackham)

Criado pelo autor Neil Rackham nos anos 80 a partir de uma pesquisa com mais de 35 mil pessoas, o livro tem como premissa te ajudar a fazer as perguntas certas, no momento certo, para o cliente certo.

Através da pesquisa desenvolvida, o autor descobriu que vendas que exigem um custo/preço maior tendem a serem mais demoradas, já que o cliente tende a ser mais racional, pois, ele vê a negociação como um risco maior.

Assim, as vendas maiores exigem um processo de construção de relacionamento muito maior do que acontece com vendas menores, já que neste caso, a decisão de compra é quase imediata.

Para o autor, a compra de um produto ou a contratação de um serviço caro, só acontece depois que o potencial cliente percebe que ele realmente tem um problema e se ele não arrumar uma solução, esse problema pode ser ainda maior.

Resumindo, o livro é bom para todas as empresas que desejam vender produtos que são considerados Premium ou mesmo prestadores de serviço que oferecem serviços acima da média, mas, o custo tende a ser alto também.

Portanto, se você tem esse modelo de negócio, ler esse livro é obrigação.

5.º As 22 Consagradas Leis do Marketing (Al Ries e Jack Trout)

As 22 Consagradas Leis do Marketing (Al Ries e Jack Trout)
As 22 Consagradas Leis do Marketing (Al Ries e Jack Trout)

As 22 Consagradas Leis do Marketing tem como objetivo oferecer para o leitor a oportunidade de transformar os produtos ou serviços em uma marca mundialmente conhecida.

Apesar do mundo do Marketing oferecer diversas oportunidades e estratégias que podem transformar a empresa, existem 22 delas que não podem ser deixadas de lado de nenhuma maneira, a menos que você não queira se destacar no mercado.

A lista das leis transita desde o aspecto de liderança, onde ele acredita que é melhor você ser o primeiro do que o melhor.

Já que é mais fácil entrar na cabeça do cliente sendo o primeiro, do que fazê-lo mudar de marca ou recursos, onde ele salienta que, você pode ter a melhor ideia do mundo, mas, se não tiver dinheiro para aplicá-la, então ela será inútil.

O livro é, com certeza, um guia incrível para empresas que buscam o sucesso de sua marca dentro dos seus respectivos nichos.

Além de que, ele apresenta exemplos práticos e essenciais para que você entenda melhor os conceitos e a partir disso, melhorem seus resultados.

6.º A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne):

A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)
A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

O livro A Estratégia do Oceano Azul aborda, publicado pela primeira vez em 2005, aborda detalhes de um estudo feito com mais de 150 pessoas de sucesso e pessoas que fracassaram ao empreenderem em 30 empresas diferentes.

Em resumo, é descoberto que as pessoas de sucesso, aplicaram estratégias como:

  • Criaram novos nichos no mercado;
  • Tornaram a concorrência um fator irrelevante;
  • Buscaram um caminho para poderem crescer.

No decorrer do livro ele ensina em detalhes como você pode aplicar cada um desses conceitos na sua empresa, ou seja, como encontrar um espaço que ainda não explorado no mercado e quais são os passos que precisam ser seguido.

Por essa razão ele usa o termo “oceano azul”, que se refere a um pedaço do mercado que não existem concorrentes para você, pois, você criou esse novo nicho a partir do zero, ditando as suas próprias regras.

Por outro lado, existe o oceano vermelho, que é o oposto do azul, já que existem milhares de pessoas atuando neste mercado, além de todas as regras já serem bem claras.

Para solucionar esse problema de concorrência, as empresas tentam ocupar a maior parte do mercado, queimando recursos e lucrando cada vez menos.

Assim, se você deseja saber como colocar a sua empresa em destaque no mercado e como fazer isso, este conteúdo é uma ótima opção para começar a partir de então aplicá-las.

7.º O Ponto da Virada: Como Pequenas Coisas Podem Fazer Uma Grande Diferença (Malcolm Gladwell e Talita M. Rodrigues)

O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell e Talita M. Rodrigues)
O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell e Talita M. Rodrigues)

Já se parou para pensar o que pode fazer um comportamento, produto ou serviço, torna-se tendência de um dia para o outro?

O livro Ponto de Virada dos autores Malcolm Gladwell e Talita M. Rodrigues, trata como pequenos momentos críticos que mudam toda a trajetória de comportamento das pessoas.

Essas mudanças são capazes de viralizar de forma inigualável em relação a uma novidade, mensagem, ideia, produto ou serviço que se espalhar como um vírus se alastrando.

“Uma análise refinada das epidemias sociais, quer se trate de tendências da moda, de doenças ou de padrões de comportamento, como a prática de crimes.”

USA Today.

“Um livro fascinante que vai fazer você ver o mundo de forma diferente.”

– Fortune.

Além de ser um best-seller, ter vendido mais de 5 milhões de reproduções no globo e apresentar um jeito curioso, diferente e bastante original de entender ocorrências sociais das pessoas – como propagações incontroladas.

O Ponto de Virada também aborda que pessoas com o estímulo correto podem mudar da água para o vinho, as suas crenças e comportamentos.

Assim, o livro mostra como podem fazer essas mudanças, e aplicá-las em seu dia a dia.

8.º [Em Inglês] 80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison):

80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison)
80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison)

Segundo o especialista e autor em marketing Scott Dennison no livro 80/20 Internet Lead Generation traz dicas de como gerar Leads para o sucesso de seu negócio, mostrando estratégias que podem ser aplicadas em sua empresa.

Scott Dennison fala no livro que, o maior desejo dos empresários ao marketing e publicidade, é fazer com que os telefones não parem de receber ligações dos clientes querendo comprar seus produtos ou serviços.

Sendo por isso que ele criou e disponibilizou um processo com passos simples de ser implementado, para que todos possam criar campanhas online para gerar leads.

Alguns pontos abordados:

  • Claro entendimento de quem é seu cliente ideal;
  • Criação de sua PUV (Proposta Única de Vendas) ou USP (Unique Selling Proposition);
  • Processo para o planejamento de palavra-chave eficaz;
  • Como criar uma Landing Pages (Páginas de Destino) profissional para geração de leads através de compra de mídias.
  • Site otimizado, voltado para geração de leads e conversões;
  • Conteúdo de valor, devidamente otimizado para os buscadores – SEO (Search Engine Optimization);
  • Processos para campanhas profissionais para criação de backlinks, ou seja, geração de autoridade para seu site, que consequentemente impacta os seus resultados.

Assim, o livro 80/20 Internet Lead Generation de Scott Dennison, orienta seus leitores ao sucesso através da internet.

Conclusão sobre qual o melhor livro de marketing digital

A literatura sobre o marketing digital é bastante ampla e inclui muitos livros excelentes que oferecem informações valiosas de aproveitar as muitas ferramentas e técnicas de marketing disponíveis.

Dentre eles, o que consideramos indispensável é o, “Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI” de Rafael Rez.

O livro destaca-se por sua abordagem moderna e direta sobre o marketing de conteúdo, e como influência um presença online sólida para alcançar seus objetivos de negócios.

O autor destaca a importância do conteúdo para a era digital, onde a informação e o conhecimento são a moeda corrente.

O livro apresenta uma visão geral dos principais conceitos e técnicas de marketing de conteúdo, incluindo:

  • Planejamento;
  • Produção; Distribuição;
  • E mensuração de resultados.

Além disto, oferece exemplos práticos e estratégias para aplicar o marketing de conteúdo de forma efetiva em seu negócio.

Sendo assim, o livro “Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI” é uma excelente escolha para aqueles que desejam compreender e aproveitar as oportunidades de marketing digital na atualidade.

Se você estiver procurando um conhecimento e atualizado sobre marketing de conteúdo, este livro é uma excelente opção.

Pessoas também perguntam

Quais os melhores livros de marketing?

Conforme listamos acima, segue a lista dos 7 melhores livros de marketing para empreendedores:

  • 1.º A Cauda Longa – Do Mercado de Massa Para o Mercado de Nicho (Chris Anderson);
  • 2.º Isso é Marketing – Para Ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar (Seth Godin);
  • 3.º Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez);
  • 4.º Alcançando Excelência em Vendas – Spin Selling (Neil Rackham);
  • 5.º As 22 Consagradas Leis do Marketing (Al Ries e Jack Trout);
  • 6.º A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne);
  • 7.º O Ponto da Virada (Malcolm Gladwell e Talita M. Rodrigues);
  • 8.º [Em Inglês] 80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison).

Como estudar marketing do zero?

Para começar os estudos de marketing do zero, siga blogs e referências do marketing, tenha acesso à didática, na prática, participe de eventos e faça network, além de consumir cursos, como:

  • Curso de Marketing de Conteúdo;
  • Curso de Copywriting (Escrita Persuasiva);
  • Curso de SEO (Search Engine Optimization);
  • Curso de Compras Mídias (Gestão de Tráfego);
  • Curso de Social Media (Gestão de Redes Sociais).

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