7 Estratégias De Marketing Digital Para o Seu Negócio

Marketing Digital

Conheça os conceitos de estratégias de Marketing Digital para aplicar no seu negócio, impulsionando a visibilidade de sua empresa e aumentando a sua lucratividade.

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As estratégias de marketing digital são essenciais para que um negócio possa ter sucesso na internet. Entretanto, nem todos os empreendedores sabem o que elas são e quais são elas.

Muitas vezes, inclusive, você pode até estar aplicando, mas não sabe quais dessas estratégias está fazendo, quais estão funcionando e como elas podem ser úteis ao negócio.

Assim, muitos erros passam a ser cometidos, afinal de contas, você não entende o que significa a estratégia e o que é preciso para ela funcionar.

Pensando nisso, neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre as estratégias de marketing digital e como elas podem ser aplicadas dentro de qualquer empreendimento.

O que são estratégias de marketing digital?

As estratégias de marketing digital são técnicas colocadas em práticas pelas empresas com o intuito de:

  • Definir um cliente ideal para o seu negócio;
  • Prospectar o cliente;
  • Levá-lo pelo funil de vendas;
  • Oferecer o produto no momento certo;
  • Realizar um atendimento personalizado;
  • Acompanhar o cliente em um pós-venda;
  • Fidelizar o cliente e torná-lo fã da marca e mais.

Entretanto, é preciso ter atenção, pois, muitas empresas investem mal nas estratégias, o que a faz perder tempo e dinheiro.

Esse mau investimento contempla diversos itens como, falta de conhecimento no público, não entende da estratégia, ela está sendo mal aplicada, entre outros.

Portanto, não basta querer colocar a estratégia de marketing digital em prática, é preciso saber aplicá-la.

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O Marketing Digital funciona para meu negócio?

Muitas pessoas ainda têm muita dúvida se o Marketing Digital funciona para seu negócio.

Para te ajudar a pensar sobre isso, trouxemos algumas estatísticas de uma análise feita pelo Hubspot:

  • 82% das empresas utilizam o Marketing de Conteúdo;
  • 87% das empresas afirmaram que o vídeo ajudou a aumentar o tráfego do site;
  • Até 2023 mais de 3,43 bilhões de pessoas devem usar alguma rede social;
  • 99,5% das empresas usam alguma ferramenta de Marketing Digital;
  • 98,8% das pessoas que estão na internet já compraram em alguma loja virtual.

Esses dados mostram o quanto o Marketing Digital é tão vasto e promissor, já que ele está em constante mudança.

Mas, se ainda tem alguma dúvida, vai aí algumas questões para responder:

  • Você usa alguma rede social?
  • Segue alguma empresa ou marca nas redes sociais?
  • Já comprou produtos na internet?
  • Já viu anúncio nas redes sociais?

Se a resposta foi, sim, para alguma dessas perguntas, então a resposta é sim, o Marketing Digital funciona. Além de que, se você está lendo esse conteúdo, é mais uma comprovação.

Então sim, se aplicado corretamente, o Marketing Digital tem tudo para funcionar no seu negócio, mas, para isso é preciso aplicar e de forma correta.

Tipos de estratégias de marketing digital.

1.º Funil de Vendas:

O funil de vendas é uma das principais estratégias de marketing digital, pois, ela visa apresentar em detalhes toda a jornada de compra do cliente. Esse acompanhamento acontece desde o primeiro contato até o fechamento da venda.

De maneira geral o funil é composto por três etapas básicas, que são:

  • Topo de funil;
  • Meio de Funil;
  • Fundo de Funil.

Cada uma dessas etapas visa atrair o visitante/usuário com um objetivo em mente, de acordo com os interesses da empresa.

No topo do funil o visitante ainda está aprendendo que tem um possível problema, mas ainda não sabe disso.

No meio do funil, por outro lado, ele já sabe que tem um problema e começa a avaliar quais seriam as possíveis soluções para a situação.

Por fim, no fundo do funil o usuário decide ou não comprar o seu produto. Neste caso, eles estão preparados para ser abordados com uma oferta de solução.

O que é necessário você saber aqui? Você pode acrescentar etapas se considerar que o processo de compra do seu cliente é diferente.

2.º Marketing de Conteúdo:

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de marketing digital que tem como foco oferecer conteúdos relevantes, sem oferecer um produto da empresa de maneira clara.

Assim, a empresa precisa pensar em ajudar a sua persona a resolver alguns problemas de forma gratuita e assim se tornar uma autoridade no assunto. A ideia é que a partir de ver você como uma autoridade, as pessoas se tornem um cliente.

Entretanto, se mal feito, o Marketing de Conteúdo não vai conseguir melhorar os resultados do seu negócio. Essa é uma estratégia que gera, sim, bons resultados, mas, é preciso planejar bem.

Um dos pontos positivos do Marketing de Conteúdo é que ele oferece diversos formatos para você utilizar e assim variar o contato com o seu cliente. Alguns dos mais comuns são:

  • Conteúdo para blog;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais, e outras.

Diante de todos esses formatos você precisa planejar o que irá publicar, qual é o formato, quais canais divulgar, quando publicar, que persona deseja atingir e claro, qual resultado quer alcançar.

3.º SEO (Search Engine Optimization):

SEO é uma sigla que significa em tradução livre Otimização para Mecanismos de Busca. Essa é uma estratégia que tem como foco colocar o site ou mesmo o blog da sua empresa nas primeiras posições nos motores de busca.

Trata-se de uma das principais estratégias que existem hoje em dia, já que ela oferece a possibilidade de você conquistar clientes de forma mais barata, por você está no todo da pesquisa.

4.º Redes sociais:

As redes sociais, é outra estratégia de marketing digital que te ajuda e muito como empreendedor, já que ela garante que você seja encontrado por alguns clientes.

Além disso, a partir do uso das redes sociais, as pessoas passam a considerar a sua empresa de confiança, já que ela está online, ela existe e os riscos de ser alguma fraude é bem menor.

Entretanto, isso não significa que você precisa estar com a sua empresa em todas as redes sociais, já que é preciso se manter regular nas postagens e mostrar que, de fato, o seu negócio é de confiança. O ideal é que foque mais nas opções que o seu público-alvo frequenta.

5.º Mídia Paga:

Na internet existe também uma estratégia de marketing digital que te deixa criar anúncios exibidos em sites e nas redes sociais.

Existem diversas maneiras e formatos para você fazer isso, onde irá conseguir aparecer para potenciais clientes em locais como:

  • Site parceiros do Google;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Tik Tok;
  • LinkedIn, entre outros.

Variando o lugar que irá divulgar o seu anúncio, ele pode ser em formatos de banner, links patrocinados, textos e também em vídeos.

Essa é uma estratégia oferecida para as empresas que buscam uma solução mais rápida do que a utilização de SEO.

Entretanto, isso não quer dizer que os resultados saíram de um dia para o outro, normalmente, pode demorar uma semana para que os resultados comecem a surgir.

Entretanto, vale lembrar também que se trata de uma opção paga e você vai precisar investir constantemente.

6.º E-mail Marketing:

Outra estratégia que pode te ajudar a melhorar os resultados da sua empresa é o e-mail marketing.

A partir dele você passa a ter um contato direto com o cliente, sem depender diretamente das redes sociais ou mesmo do SEO.

Entretanto, antes de trabalhar com essa estratégia você vai precisar criar uma base de leads no seu negócio e a partir de então, enviar e-mails de formatos e diferente tipos, de acordo com a jornada de compra.

Fique tranquilo, pois, os e-mails não são disparados manualmente, mas sim, a partir de um software pago e automatizado para enviar os e-mails mediante determinadas ações dos usuários.

7.º Remarketing

Por fim, temos o Remarketing, estratégia que apareceu para você quando estava navegando.

Trata-se de uma estratégia onde, depois de você pesquisar por um produto, clicar nele, mas não comprar, você irá ver frequentemente esse mesmo item em outros locais, seja no Google ou nas redes sociais.

Essa é uma estratégia muito mais utilizada em lojas virtuais, mas, você pode fazer isso para vender cursos, serviços, entre outros.

Conclusão sobre as melhores estratégias de marketing digital

Ao observar quais são as melhores estratégias de marketing digital, é inegável que o marketing de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes para promover um negócio.

Isso se deve ao fato de que o conteúdo permite você alcançar o seu público de maneira orgânica e personalizada.

Com a criação de conteúdo de valor você passa a transmitir autoridade, gerando confiança e melhores relacionamentos com seus possíveis clientes.

Além disto, o marketing de conteúdo também é uma ótima forma de trabalhar o SEO de sua empresa, o que pode aumentar o tráfego orgânico do site e consequentemente a sua visibilidade online.

No entanto, é preciso lembrar que o marketing de conteúdo é apenas uma das diversas estratégias digitais, e que a escolha da melhor estratégia para o seu negócio depende de uma série de fatores.

Alguns dos mais primordiais, são:

  • Público-alvo e onde eles se encontram;
  • Nicho de mercado e o seu tamanho;
  • Objetivos de negócios.

Por isso, é necessário fazer uma análise cuidadosa de suas necessidades e estratégias de negócios antes de decidir qual abordagem de marketing digital será mais eficaz para o seu negócio.

Pessoas também perguntam

Quais são as estratégias de marketing digital?

Confira as estratégias de marketing digital mais usadas:

  1. Funil de vendas;
  2. Marketing de Conteúdo;
  3. SEO (Search Engine Optimization);
  4. Redes sociais;
  5. Mídia Paga;
  6. E-mail Marketing;
  7. Remarketing.

Qual é a melhor estratégia para vender no marketing digital?

Para definir a melhor estratégia para vender com internet marketing, antes você precisa entender seu público-alvo e ter uma estrutura mínima viável:

  1. Criar um site rápido, otimizado;
  2. Trabalhar e-mail marketing;
  3. Movimentar as redes sociais;
  4. Produzir artigos otimizados (SEO);
  5. Implementar o inbound marketing.

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