Conheça os meus 7 métodos simples e objetivos de como divulgar minha empresa na cidade que me proporcionam maior quantidade de vendas e grandes resultados financeiros.
Muitos empreendedores não sabem, mas, entender como divulgar sua empresa pode fazê-lo economizar muito tempo e dinheiro.
Isso acontece porque muitos empresários acreditam que saem melhor aqueles que têm mais recursos para investir. Entretanto, na internet, ter dinheiro não significa mais sucesso.
Do que adianta ter recursos financeiros e não saber investir no marketing de maneira correta?
Muitas vezes os donos de negócios tem uma visão equivocada, acreditam que é só comprar mídia, gerar acessos de pessoas na loja e pronto. Vai vender muito!
Geralmente vai só gastar, e no final, não vai obter resultado!
Portanto, foi fundamental saber como divulgar minha empresa no Google gratuitamente, e também em outras plataformas de redes sociais, como: Instagram, Facebook e TikTok.
Deseja saber como divulgar a sua empresa?
Se sim, deve pesquisar e entender quais são os locais que fazem mais sentido para a sua persona (cliente ideal), definir a estratégia de marketing e o canal que vai começar a criação e divulgação de conteúdo.
Agora, caso prefira investir, é preciso avaliar e calcular a quantia de recursos necessários para obter os resultados desejados nas suas campanhas.
Lembrando que o simples fato de ter caixa para o marketing, não faz se destacar no mercado.
Sendo assim, abaixo mostraremos quais são as melhores alternativas, gratuitas e pagas para você sobressair entre seus concorrentes e aumentar suas vendas.
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Planejamento estratégico
Para começar as dicas de como iniciar a divulgação da sua empresa na internet, deve saber que vai precisar de um planejamento estratégico.
É necessário a criação de um roteiro claro, para se orientar durante o processo de divulgação do negócio e não ficar perdido.
Podendo desta forma, enxergar o que deve ser feito e entender qual campanha está dando resultado, sejam elas gratuitas ou pagas.
Antes de promover seu negócio na internet
É válido analisar o que está sendo feito de propagandas no momento por seu negócio, avaliando todas suas campanhas e observando se existe algo que já está dando resultado.
Compreendendo qual a mensagem transmitida, quais os canais de comunicação e tipo de conteúdo que são divulgados para seus clientes.
Pois, é de grande importância preocupar-se em entender qual o posicionamento de sua marca e comunicação deseja passar para seu público.
Sabendo disso, fica mais fácil alinhar com as novas estratégias.
Defina pequenas metas de alcance e conversões
Agora com as análises de sua empresa fica mais fácil traçar as metas para serem atingidas, como:
- Alcançar novos potenciais clientes;
- Ampliar suas vendas no mercado;
- Fortalecer sua marca perante ao público.
Em resumo, faça um planejamento detalhado e divida em pequenas conquistas, assim, você terá uma melhor visão do progresso de suas divulgações.
Mire seu cliente ideal para criar suas campanhas
Trabalhe em definir uma persona ideal para seu produto ou serviço, pois, não terá resultados impactar as pessoas erradas, que não estão interessadas na sua oferta.
Estude e crie sua persona com detalhes, os sucessos das campanhas de marketing estão nesse ponto.
Dicas de como divulgar minha empresa
Depois de todo o entendimento acima, vamos falar sobre como pode divulgar sua empresa para o público-alvo correto e obter sucesso de sua marca.
1.º Como divulgar minha empresa no Instagram, Facebook, TikTok e outras redes sociais?
A primeira dica de como divulgar a sua empresa é promover o seu negócio a partir das redes sociais.
Trata-se de uma ótima oportunidade para você alcançar mais pessoas e fidelizar os clientes que já existem, com baixo custo e alto LTV (Lifetime Value), ou seja, o valor do cliente proporcional ao tempo de relacionamento com sua marca.
De maneira simples, quanto o cliente gasta com recompras durante o tempo que você se relaciona com ele através das redes sociais.
Uma pesquisa desenvolvida pela Digital in 2022 em parceria com o Hootsuite e We Are Social apontou que 79,9% dos brasileiros estão presentes nas redes sociais.
E mais, sendo o sexto país que passa mais tempo nelas, com 2h:27m por dia em média.
Além disso, você não precisa pagar nada para:
- Criar um perfil;
- Realizar as postagens;
- Responder comentários;
- Realizar promoções;
- Apresentar novos produtos;
- Compartilhar informações sobre o seu negócio, dentre outros.
Entretanto, nada disso significa que divulgar a sua empresa é fácil.
Será preciso dedicar tempo, afinal de contas, as postagens precisam ser regulares para que possa interagir corretamente com o cliente.
Vai aí um pedido de atenção a você empreendedor.
Lembre-se de focar em redes sociais que o seu público esteja e não em todas que existem, estude a pesquisa acima citada.
Se você estiver em todas as redes sociais, é possível que perca dinheiro e tempo publicando em locais que o seu público não está.
Outro ponto de atenção é a sensação de abandono.
Se você criar uma rede social e deixar ela lá sem postar nada, é claro que as pessoas irão avaliar essa conduta e concluir que você é desleixado não passa uma boa impressão para a marca.
Caso queira potencializar os resultados, você pode investir nos patrocínios pagos como Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok Ads.
Cada ferramenta tem a sua especificidade e gera resultados, de acordo com a necessidade da empresa.
2.º Como divulgar minha empresa no Google Maps (Google Meu Negócio)
O Google Meu Negócio é essencial para você que deseja divulgar a sua empresa na sua cidade e região, através da internet, mesmo que ela seja uma loja online com entregas locais.
É criando o seu perfil no Google Meu Negócio que você consegue ser uma das respostas de busca quando um potencial cliente pesquisar por uma empresa dentro do seu nicho de mercado.
Assim, os seus possíveis clientes podem saber:
- Onde o seu negócio está localizado;
- Ver fotos de sua loja, produtos ou serviços;
- Fazer perguntas ou tirar dúvidas;
- Acessar seu site de forma rápida;
- Ter acesso ao seu telefone, dentre outros.
O melhor de tudo é que você não precisa pagar nada para aparecer no Google Maps e aproveitar os benefícios da maior empresa de busca do mundo.
Para começar é preciso criar um perfil, preencher as informações solicitadas e confirmar um código que será enviado para seu estabelecimento.
Depois disso, você vai poder fazer diversas modificações no seu perfil, inserindo dados, imagens, horários de funcionamento, pico de atendimento, entre outros dados que podem ser úteis ao seu público.
Quanto mais detalhes ele tiver, maiores serão as chances de conquistar clientes.
Dica extra: Insira no título quando cadastrar a empresa, a sua palavra-chave que mais tem busca sobre o seu produto ou serviço.
3.º Como divulgar sua empresa no Google com um site/blog:
Estar na internet é fundamental para que você seja encontrado por mais pessoas, que estão buscando na internet pelos seus produtos ou serviços.
Diferente de antigamente, os blogs hoje em dia são criados de maneira rápida e muito prática.
Tornando possível se conectar com o seu público, através da criação de conteúdos de qualidade que agreguem valor e autoridade para seu negócio.
É difícil uma empresa hoje em dia resistir aos seus concorrentes sem estar na internet, interagindo com o seu público de maneira direta.
O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma ótima oportunidade de potencializar os resultados e tornar a sua marca mais conhecida, além de gerar interesse em sua oferta.
São através de conteúdos relevantes que as empresas chamam a atenção e são encontradas nos resultados de busca do Google.
Entretanto, nada disso funciona sem conhecer o seu público e determinar um funil de vendas que o atraia para a compra do seu produto.
Também, é preciso fazer um planejamento de palavras chaves e de conteúdo antes mesmo de construir um site/blog.
4.º Como anunciar minha empresa no Google Ads:
Uma alternativa de você conseguir aumentar o alcance de pessoas para divulgar a sua empresa, é aproveitando o Google Ads para criar anúncios que foque em quem se interessa pelo seu produto.
Aqui você pode saber como pegar o cupom do Google Ads de R$1.200,00.
Apesar de não ser uma opção gratuita, você tem a chance de determinar o quanto pretende gastar em cada um dos anúncios e a partir de então obter resultados baseados nele.
Entretanto, a ferramenta não funciona se você for lá, colocar o dinheiro e esperar que tudo aconteça.
Será necessário segmentar corretamente o seu público, taguear (monitorar), fazer anúncios chamativos com descrições que façam sentido para o público.
E ainda como vantagem, você só paga quando for gerado clientes nos resultados que busca, além de focar unicamente nas pessoas que compram o seu produto.
Por essa razão, a segmentação é fundamental para não gastar dinheiro à toa.
5.º Como divulgar minha empresa gratuitamente através de parcerias com outras marcas
Uma alternativa de fazer a divulgação de seu negócio é através de parcerias com outras marcas.
Aqui, você pode criar situações onde não precisará pagar nada, financeiramente, realizando trocas de ações entre as empresas, ou pagar para a parceria acontecer.
Entretanto, essa é uma estratégia que vai te ajudar a obter melhores resultados, pois, você conseguirá alcançar um público que não é do seu nicho, ampliando o reconhecimento da sua marca.
Esta é uma ótima oportunidade de alcançar mais pessoas de maneira rápida, prática e sem perder a autoridade, já que você está conectado a outra marca com autoridade, o que pode minimizar os custos finais.
Um salão de beleza, pode oferecer descontos em produtos de marcas conhecidas no ramo, aumentando o engajamento com o cliente e incentivando o uso de outra marca, que não é concorrente.
Uma parceria que deu o que falar nos últimos anos foi a do McDonalds com a Kopenhagen, onde eles ofereciam seus sorvetes com chocolate da empresa brasileira, aumentando os resultados de vendas de ambos os lados.
6.º Como divulgar minha empresa para outras empresas comparecendo em feiras e eventos
Existem ótimas oportunidades de você divulgar a sua empresa fora da internet, agregando muito no resultado final, já que ajude a tornar a sua marca mais viva do que a apresentada na internet.
Portanto, sempre que puder, inscreva a sua empresa em todas as feiras que estejam dentro da sua área de atuação ou produza seus próprios eventos para reforçar a sua liderança dentro do mercado.
Se for produzir seus eventos, saiba que existem diversos modelos, e cada um deve adequar ao perfil que sua empresa deseja passar para seus clientes.
7.º como divulgar o meu negócio produzindo vídeos no Youtube
Você sabia que a sua própria empresa pode se beneficiar dos conteúdos em vídeo e aparecer para mais pessoas de forma mais pessoal?
Sim, com o Youtube essas possibilidades podem ser colocadas em prática.
Além do que, o Youtube é do Google e também funciona como um mecanismo de pesquisa as pessoas.
Inclusive, você mesmo deve ter realizando uma pesquisa no Google e percebeu que algumas das respostas vinham em formato de vídeo.
A grande vantagem neste tipo de situação é que algumas pessoas buscam por respostas às perguntas através de vídeos que sejam mais didáticos, com um passo a passo simples.
O que não falta na internet hoje são tutoriais.
8.º Como divulgar minha marca com podcast dentro da sua área de atuação
Alguns anos atrás poucas pessoas sabiam do que se tratavam os podcasts, já que não existia tanta gente assim criando conteúdo dentro desse modelo de mídia.
Entretanto, aquelas empresas que ofereciam essa oportunidade, viam os números crescerem de maneira nítida, sem necessariamente gastar muito por isso, o que já ajuda os pequenos e médios negócios.
O tempo passou e agora a situação é diferente, segundo a pesquisa da Digital in 2022, o Brasil lidera os países com maior porcentagem de pessoas que assistem podcast, com 37% da população assistindo pelo menos uma vez por semana.
Outro dado é que o Spotify, considerado a principal empresa de streaming de áudios que existem, apontou que o número de ouvintes subiu 330% nos últimos 4 anos.
Assim, é difícil pensar em, ao menos, uma pessoa que não tenha ouvido o termo.
Entre as diversas vantagens estão o fato de ser uma mídia pouco explorada pelas empresas.
A ideia é bem parecida com o Youtube, já que as pessoas buscam conteúdos de qualidade e acabam encontrando a sua empresa como alternativa. Assim, sua empresa pode se tornar uma autoridade no assunto.
Conclusão sobre os métodos de divulgar o negócio
A divulgação de uma empresa é fundamental para o seu sucesso do mesmo.
Sabendo disso, um dos métodos mais eficazes para alcançar novos clientes e aumentar a visibilidade da empresa é a utilizado o Google Meu Negócio.
A plataforma permite você incluir informações como, endereço, horários de funcionamento, fotos e ainda, pedir avaliações de seus clientes.
As opções gratuitas que o Google Meu Negócio disponibiliza aos empresários, de criarem uma listagem verificada, aumenta a visibilidade da sua empresa.
Facilitando assim, novos clientes encontrar através das pesquisas no Google a sua empresa.
Essa listagem verificada disponibilizada pelo Google aumenta a confiança dos clientes na empresa, já que eles podem ver informações precisas e confiáveis sobre o negócio.
Sendo assim, o Google Meu Negócio é uma ferramenta valiosa e essencial para qualquer empresa que deseja aumentar suas vendas.
É recomendado que todos os negócios criem seu cadastro verificado no Google Meu Negócio e a mantenham atualizados para aproveitar ao máximo as vantagens desta ferramenta.
Pessoas também perguntam
Como divulgar minha empresa de graça?
Além das opções acima mencionadas, você pode divulgar sua empresa gratuitamente, através desses sites:
- Google Meu Negócio (Adicione sua localização);
- Telelistas (Cadastre seus endereço e telefone);
- Sebrae Mercado Azul (Anuncie gratuitamente);
- OLX Marketplace (Compra e Vendas);
- Facebook Marketplace (Compra e Vendas);
- Grupos de Facebook (Compra e Vendas);
- Grupos de WhatsApp e Telegram.
Qual o melhor meio de divulgação?
Hoje o melhor meio de divulgação é através de meios que você consegue metrificar, como:
- Anúncios no Google e Youtube;
- Anúncios no Facebook e Instagram;
- Blog de conteúdo, com estratégia de conteúdo.
Como divulgar uma pequena empresa?
Para divulgar uma pequena empresa, você pode começar através do poder do marketing digital, através de:
- Redes sociais;
- Google Maps;
- Feitas e conferências;
- Parceria com Influences;
- Vídeos no Youtube;
- Blog para criar autoridade online.
Como fazer propaganda de uma empresa?
Hoje uma forma efetiva de fazer propaganda de uma empresa é através de anúncios online no Google, Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, TikTok, LinkedIn, Taboola dentre outros. Tudo isso, alinhado com uma estratégia de funil de vendas e uma estrutura de marketing de conteúdo orgânico.