Etapas do Funil de Vendas Direta Nº1 do Mundo | Russell Brunson

Funil de Vendas

Conheça todas as etapas do funil de vendas diretas n.º1 do mundo criado por Russell Brunson, entenda o seu poder de conversão, e como ele pode ajudar quem deseja iniciar um negócio online.

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O funil de vendas é uma das estratégias mais importantes em um negócio, afinal de contas, será ele o responsável por guiar o cliente até o fechamento da venda.

Apesar de ser fundamental no contexto das vendas, nem todo empreendedor sabe:

  • O que é o funil de vendas;
  • Quais as suas aplicações;
  • Como começar a usar na empresa.

Como estes empresários não têm ideia de quais são os tipos de funis que existem, muito menos quais os mais indicados para seu modelo de negócio.

Podem, com certeza, estarem fazendo com que suas empresas percam grandes oportunidades, e sem essas oportunidades de negócios, é natural que a empresa não venda tanto e passe por dificuldades.

Além do mais, como uma empresa pode obter o melhor de sua equipe se não consegue saber qual caminho seus potenciais clientes estão fazendo?

Assim, tornando muito grande as chances de perdê-los durante a sua jornada de compra.

Por isso, é necessário saber que hoje em dia não existe apenas um Funil de Vendas.

Existem diversos modelos que os donos de negócios podem utilizar, de acordo com as necessidades da empresa e claro, do que deseja alcançar.

Neste post abordaremos de maneira geral diversos tipos de funil de vendas e como eles se aplicam.

Entretanto, daremos como exemplo final, um funil focado na conversão criado por Russell Brunson, considerado um dos pais da estratégia.

Mas antes, você precisa saber!

O que é o Funil de Vendas?

O Funil de Vendas(ou pipeline) é uma estratégia que tem como foco mostrar em detalhes para o gestor do negócio toda a jornada de compra do cliente.

Neste caso, ele é o responsável por acompanhar desde o primeiro contato do cliente com a empresa, até o fechamento de venda do produto ou serviço.

Todo funil de vendas é composto por diversas etapas que contêm gatilhos para que o cliente continue caminhando entre elas até chegarem à compra de fato.

Caso o funil não esteja convertendo, o gestor pode saber onde estão os gargalos durante o processo de vendas dos seus produtos ou serviços, podendo corrigi-los mais rápido.

Você deve saber também que, esses processos de funis de vendas podem variar dependendo do valor do produto ou serviço, até mesmo, sob o comportamento do seu consumidor.

Por isso, é muito imprescindível pesquisar e entender o comportamento de compra do seu público, no seu segmento de mercado, pois cada um, tem seu perfil de cliente ideal, precisando assim, criar uma jornada diferente.

Exemplo:

Quem decide comprar um terreno para fazer a sua casa própria, não passará por uma jornada de compra parecida com quem vai comprar um carro ou um curso online.

Ter isso em mente ajuda a sua empresa a criar um funil com etapas que, de fato, faça sentido para o contexto do seu negócio e assim, gere os resultados tão almejados.

Quais são os tipos de funis de vendas que existem hoje em dia?

Existem atualmente três tipos de funis de vendas, que podem ser adaptados ou incrementados com diversos processos para seu modelo de negócio.

Onde a usabilidade vai variar conforme as necessidades da empresa, além do perfil de cliente e o que se deseja vender.

1.º Funil de vendas com o foco em um lead (possível cliente), já qualificado:

O primeiro é aquele que foca na conversão de possíveis clientes já qualificados, ou seja, são leads quentes com o perfil ideal de cliente que a empresa busca.

Neste caso, não é necessário nutri-lo com conteúdo informacional ou criar uma relação antes de apresentar o produto, ou serviço.

Este tipo de funil é visto mais em negócios formados por empresas B2B, já que, pelo perfil da empresa, dá para saber se ela se encaixa como potencial cliente ou não.

Somente a partir disso gera o primeiro contato e a apresentação das propostas.

2.º Funil de vendas nutrindo o Lead com conteúdo informativos desde o início:

O segundo tipo de funil de vendas está ligado a nutrição de leads, neste caso é o que estamos mais acostumados a observar, o modelo de funil mais tradicional.

Você pesquisa uma dúvida, acessa um conteúdo, caso queira mais detalhes, preenche um formulário de e-mail ou passa a fazer parte de um grupo.

Conforme o tempo vai passando, vai recebendo e-mails ou mensagens para acessar novos conteúdos que estão sempre de acordo com o perfil, até que surjam cases de sucesso de pessoas que passaram por problemas parecidos.

Assim o lead acaba se identificando com a situação e caminhando pelos processos do funil, e após chegar no final desse processo, é apresentado uma proposta de um produto ou serviço que pode resolver um problema específico.

Cabendo ao lead decidir se compra ou não a solução apresentada.

3.º Funil de venda direta:

Por fim, o modelo número 1 do mundo utilizado e criado por Russell Brunson, esse modelo é focado em vendas diretas.

Normalmente, o primeiro contato é feito a partir de um banner ou post sobre o produto.

Se a pessoa se interessar por ele, clica e cai em uma página onde poderá ver o produto, além de outros detalhes para ajudar o lead na tomada de decisão e na compra.

Vídeo por: Mateus Dias

Como funciona o funil de vendas do Russell Brunson?

Publicado pela primeira vez no seu livro Expert Secrets, o Funil de Vendas Russel Brunson, tem como foco a venda direta de produtos baratos, mas, que podem gerar milhões de faturamento se feito da maneira correta.

O foco a princípio, nem é o produto inicial, mas sim o que vem a seguir:

1.º Tráfego:

Primeiramente, é gerar de tráfego para dentro do Funil de Vendas.

Não existe uma regra definida, você pode conseguir tráfego seja de maneira orgânica a partir de blog posts, Youtube vídeos, redes sociais, indicações de afiliados, disparos de e-mails ou da forma mais usada, que são os anúncios.

Ou seja, o canal de tráfego não é o foco, o fundamental nesta etapa é que o potencial cliente saiba muito bem em que está clicando e que produto é este que ele vai ter acesso, para que não se sinta enganado.

2.º Página de vendas:

A página de vendas será o destino dos potenciais clientes, caso eles cliquem no tráfego que mencionamos anteriormente.

Como já é sabido, que a página de vendas seja completa e que chame a atenção do leitor de cara.

Uma boa maneira de conseguir atrair esses clientes é a partir de uma Headline chamativa, onde as pessoas irão ler, se identificar e prestar mais atenção ao que está sendo dito em seguida.

Além disso, é essencial que use gatilhos mentais que ajude na conversão, seja indicação de especialistas, influencers ou autoridade no assunto.

Termos como GRATUITO ou GRÁTIS e outras ações que ajude na conversão, por mais contraditório que pareça.

É preciso lembrar que o produto de entrada precisa ter um custo baixo, entre R$7 até R$97.

3.º Checkout:

Com a decisão de compra tomada, o cliente preenche os dados que são necessários para o pagamento do produto e finalização desse primeiro ato.

Com tudo Ok, o cliente é levado para uma outra página, entretanto, não é a Página de Obrigado, sendo o comum ver logo depois da compra de um produto.

Fique atento a esses detalhes:

A ideia inicial de vender um produto de baixo custo, é diminuir a barreira de compra do cliente, que instantaneamente, logo depois é direcionado para uma outra página, com outra oferta de maior valor.

Com isso, a liberação da dopamina gera uma sensação de bem-estar ao cliente, o que o torna mais propenso a comprar o segundo produto, fazendo com que a empresa consiga aumentar o seu ticket de venda e faturar mais.

Além do contexto de que o cliente não vai precisar mais preencher os dados do cartão novamente, pois, já estará gravado depois da primeira compra do produto de entrada.

4.º Upsell 1:

Agora, seguindo a estratégia do Russell, ele apresenta ao cliente uma nova oferta de produto, que seja uma complementação com o produto anterior.

Exemplo:

Empresas de comida fazem muito isso, Burger King e Mcdonald ‘s, sempre pergunta se você quer levar a batata e o refrigerante depois de pedir um lanche.

Isso chama-se: Upsell.

Aqui o produto é mais caro do que a primeira opção, mas, oferece benefícios complementadores do anterior, o que pode agregar na compra do cliente, dando a sensação que com essa mercadoria ele sairá mais completo.

É primordial que use alguns gatilhos mentais aqui também, para gerar uma sensação de necessidade ao cliente final.

Um bom exemplo, são contadores regressivos para dar a sensação de que a oferta é urgente.

5.º Upsell 2:

Se ele comprou o produto anterior, ele será mandado para a página de obrigado e assim finalizar a oferta.

Entretanto, se ele não comprar o Upsell 1, ele vai ser enviado para outro produto, com uma nova oferta.

Os moldes são bem parecidos com a anterior, desde o design da página até os gatilhos.

6.º DownSell:

Se o cliente não comprou anteriormente, ele então faz uma última oferta ao cliente, com um pacote de coisas e um preço único, que é impossível de ignorar.

Com um empilhamento de valor, onde todo o material vale R$1.000,00, por exemplo, e o preço cobrado é R$500,00.

Nessa parte o cliente tem que ficar ciente que é uma oferta única, caso o ele perca esta oportunidade nunca mais terá outra igual.

Se esta etapa funcionar ou não, o cliente será direcionado para a página de obrigado e a compra do produto inicial lá no início do Funil de Vendas.

Considerado um dos funis mais famosos do mundo, ele é uma ótima alternativa para você aumentar o ticket médio do seu negócio.

Conclusão sobre as etapas do funil de vendas

Concluimos que as etapas do funil de vendas são uma estrutura útil para entender e acompanhar todos os processos de vendas.

Desde a aquisição de um lead, até a sua conversão em cliente.

Cada etapa do funil representa uma oportunidade de avançar o lead para a próxima etapa e, eventualmente, para a conversão.

Sendo primordial saber que, embora as etapas do funil possam variar de acordo com o negócio.

Essas etapas devem ser projetadas para atender às necessidades dos clientes em cada ponto do processo, oferecendo uma experiência personalizada.

Além do que, você deve acompanhar o desempenho do funil de vendas e identificar os pontos problemáticos, isso ajuda a reconhecer oportunidades de melhoria e aumentar a eficácia no fechamento.

Sendo assim, as etapas do funil de vendas fornecem uma estrutura valiosa para guiar as ações de marketing e vendas nos objetivos finais, de conversão dos leads em clientes satisfeitos.

Pessoas também perguntam

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é um processo acompanhado do fechamento de uma oferta, desde a captação, ou início do contato do cliente, até a conclusão do negócio.

Quais são as 4 etapas do funil de vendas?

Existem diversos modelos de funis, uma delas é o da HubSpot que contém 4 etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;
  • Encantamento.

Quais as 6 etapas do funil de vendas?

Seguindo o modelo de vendas direta de Russell Brunson:

  1. Tráfego;
  2. Landing page;
  3. Checkout page;
  4. UpSell 1;
  5. UpSell 2;
  6. DownSell.

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