Como Fazer Funil de Vendas no Instagram Para Ter Mais Engajamento e Vendas

Funil de Vendas

Veja como fazer um funil de vendas no Instagram, criar estratégias e ofertas otimizadas para potenciais clientes, aumentando o engajamento e consequentemente as vendas.

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Se você vive pesquisando e criando conteúdo para fazer postagens no reels, feed e stories no Instagram, e mesmo assim, não tem engajamento, mensagens no direct e muito menos vendas.

Saiba que a criação de um funil de vendas no Instagram é necessário para qualquer modelo de negócio que utilize ativamente essa rede, ou similares.

O funil de vendas é responsável por guiar o seu potencial cliente em todas as etapas do processo, facilitando a decisão de comprar a sua oferta.

Independente do segmento de negócio, entender e saber o caminho que o seu cliente em potencial percorre para comprar de você, é fundamental.

Sem essa análise, não é possível repetir a estratégia de criação de conteúdo ou campanhas pagas, dificultando replicar o que deu certo para seu negócio e impedindo-o de ser lucrativo no longo prazo.

Entretanto, neste post, além de conhecer os conceitos de funil de vendas, vai aprender como pode criar uma estrutura personalizada no Instagram para a sua empresa.

A ideia é que você mesmo crie seu processo de funil de vendas, para que possa captar clientes nesta rede social e a partir disso gerar vendas.

Portanto, se você deseja saber como, e por onde começar com o funil de vendas, leia esse post até o final.

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Imagem ilustrativa de Funil de vendas direta

O que é funil de vendas para Instagram?

O funil de vendas é um termo usado para referir-se aos passos de um script de conversão.

No contexto do Instagram, o funil de conteúdo pode ser usado para descrever e auxiliar a jornada do usuário pela plataforma, até o fechamento de um produto ou serviço.

Ou seja, o Funil de conteúdo usando no Instagram, é uma estratégia que ajuda você e sua empresa a engajar e metrificar e o caminho que o lead precisa fazer para se tornar um cliente.

Entretanto, o Instagram pode ser usado, não somente para captar, mas também para manter o cliente engajado com a empresa.

Sendo assim, a ideia do Funil de Vendas é acompanhar a jornada do potencial cliente desde o momento em que ele conhece o seu negócio até a etapa de fidelização.

Esse processo pode ser feito da mesma forma, nas redes sociais, onde você deve desenvolver as etapas de sua estratégia de funil e então aplicá-la de acordo com a necessidade do seu negócio.

Como fazer funil para vendas no Instagram?

1.º Topo de Funil de Vendas

O Topo de Funil é quando o cliente tem o primeiro contato com a empresa e, como já se diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica”.

Portanto, é essencial criar uma conta business de Instagram, onde desde o nome até as postagens estejam perfeitamente ligadas ao seu negócio.

Crie conteúdos:

Com a sua conta feita, perfil de negócio editada, Bio OK, você precisa pensar em conteúdos que podem chamar a atenção, dentro do seu contexto. Vale lembrar que esses conteúdos precisam ser no formato de vídeo e imagens de alta qualidade.

Entretanto, esses conteúdos não podem surgir do além.

É preciso utilizar as tendências ao seu favor para que as pessoas se interessem mais por clicar no seu post e curti-lo, comentar e compartilhar.

Crie desde conteúdos de dicas, perguntas e respostas, até temas atuais.

Assim, com essas diversas possibilidades, fica mais fácil atrair novas pessoas para conhecer a página, já que conteúdos diversos e únicos tendem a chamar a atenção de quem gostar do seu nicho.

Insira CTAs (Chamada Para Ação):

Feito os conteúdos, em todos os posts de topo de funil você vai criar uma CTA, que nada mais é do que um aviso do que você deseja que o visitante faça depois de ele verificar o seu post.

Se a segunda etapa do seu funil é fazê-lo acessar o seu site, ler um artigo no seu blog ou mesmo ser encaminhado a uma Landing Page, diga isso a ele com:

  • Clique aqui;
  • Se cadastre;
  • Baixe grátis;
  • Entre outros.

O primordial, é deixar claro.

Aproveite o poder das Hashtags:

As hashtags também precisam ser bem trabalhadas nas suas postagens para que tenha a chance de alcançar mais pessoas.

Ou seja, quando alguém digitar uma hashtag associadas ao seu negócio, as suas postagens apareceram nos motores de pesquisa do Instagram.

Através desta ferramenta você consegue oferecer para o leitor um vislumbre do que você está tentando mostrar a partir da sua foto e do seu conteúdo, caso tenha escritas.

Veja o que os concorrentes estão fazendo, faça uma pesquisa ampla e não coloque qualquer hashtag, pois, a ideia aqui não é tapar buraco, mas sim melhorar os seus resultados.

2.º Meio do Funil

No meio do Funil, o que a sua empresa deve fazer agora é converter as pessoas que visitam o seu perfil no Instagram ou curtem os seus posts e Leads.

Se você seguiu bem a dica anterior, então conseguiu atrair novos seguidores a partir do seu conteúdo de qualidade, então captou a atenção deles e está pronto para seguir.

Para que eles se tornem leads, precisam deixar o contato, para que você possa entrar em contato e nutrir a sua relação com ele, até que esteja pronto para receber ofertas.

Existem diversos exemplos, tanto de conteúdo quanto de iscas digitais para você oferecer, seja um ebook, avaliação gratuita, consultoria e outros que podem ser usados.

Cabe a você determinar o que a sua empresa pode oferecer para receber esses contatos.

É fundamental que essa oferta inicial seja gratuita, para que o máximo de pessoas possível possa acessar a sua página, deixar um contato e utilizar o produto.

Para ter um lugar para levar esses usuários, você vai precisar criar uma Landing Page, que nada mais é do que uma página que visa a captura do contato.

Ou seja, ela precisa ser feita para apresentar a sua isca, com todos os detalhes e oferecer o espaço onde os visitantes devem preencher com dados.

Dica: Não exagere na coleta dos dados que deseja capturar, foque em obter apenas o nome, e-mail ou whatsapp do contato, nunca peça dados pessoais.

3.º Fundo do Funil

Por fim, chegamos ao Fundo do Funil, período do qual você vai nutrir os leads que conseguiu trazer até aqui para que eles venham a comprar o seu produto.

Para isso será necessário nutri-los, esclarecendo as suas principais dúvidas sobre a empresa, produtos e serviços, além de incentivá-los a comprar.

A maneira mais comum e tradicional de nutrir esses leads é dividi-los de acordo com as necessidades. Se a sua empresa oferece mais de um produto ou serviço, nem todos estão interessados no mesmo produto e a maneira de nutri-los é diferente.

Segmente o público para o Funil de Vendas no Instagram:

Segmentar o público pode ser ainda mais necessário, se você tem produtos com preços muito diferentes um do outro.

Serviços e itens mais em conta tendem a serem convertidos em vendas, mais rápido do que os Premium, que tem um valor alto.

Cada um desse grupo está inclinado a receber um tipo de conteúdo diferente.

Tem aqueles que já sabem o básico e buscam conteúdos mais avançados sobre o assunto. Neste caso, a ideia é saber se a sua empresa tem a capacidade que eles precisam para resolver os seus problemas.

Conforme a nutrição vai acontecendo, o lead vai se movimentando dentro do Funil de Vendas, abrindo e-mails, lendo conteúdos, aparecendo nas lives e consultorias.

É preciso que, neste caso, você defina qual é a etapa que considera que o cliente está pronto para receber a oferta de compra.

Mantenha contato com os leads:

Muitas vezes a resposta não vem de forma imediata, pois, o cliente tende a pensar um pouco sobre o assunto. Outras vezes, assim que receber a oferta, ele vai comprar, sem precisar de qualquer gatilho. Existem também aqueles que nem cogitaram comprar, pois, só desejam o conteúdo gratuito.

O ideal é que você faça outra oferta para os potenciais clientes depois de um tempo, caso eles não comprem o seu produto. A ideia é que os lembrem que o produto está disponível.

Caso queira, ofereça até uma promoção ou desconto especial para dar um empurrão extra.

Já para os leads que têm um problema, mas ainda não se sentem preparados para comprar, continuam produzindo conteúdo para ele.

Assim, quando eles precisarem de um serviço ou produto que você oferece, lembraram de você.

Além disso, mesmo que ele não esteja preparado para comprar imediatamente, você pode ser lembrado depois.

No momento em que ele se ver com um problema que a sua marca pode resolver, ele vai se lembrar de você e virá procurar sua marca.

Conclusão sobre criar um funil de vendas no Instagram

Concluimos que criar um funil de vendas no Instagram é uma estratégia poderosa para aumentar suas vendas e alcançar novos clientes.

Para isso acontecer, comece definindo seus objetivos de vendas e criando um perfil atraente que reflita sua marca e seus produtos ou serviços.

Em seguida, use técnicas de marketing de conteúdo para atrair seguidores e criar relacionamento, através de postagens regulares e histórias interativas.

Assim, entre essas postagem você transformar seus seguidores em clientes pagantes, incentive-os como descontos exclusivos ou frete grátis, por exemplo.

Use ferramentas do Instagram, como as CTA (call-to-action) nos stories e o link na bio, para direcionar os usuários para sua loja online.

Certifique-se de ter uma experiência de compra fácil e segura em sua loja online para maximizar as chances de conversão.

Sendo assim, acompanhe o desempenho do seu funil de vendas no Instagram por meio de análises e métricas, e faça os ajustes sempre que necessário.

Com uma abordagem estratégica e focada, você pode criar um funil de vendas no Instagram eficiente e aproveitar todo o potencial da plataforma para aumentar suas vendas e expandir seus negócios.

Pessoas também pergunta

Como montar um funil de vendas no Instagram?

De simplificada e forma direta as etapas de um funil de vendas no Instagram, são:

  • Entenda todas as etapas do funil de vendas, Topo, Meio e Fim;
  • Crie conteúdo para topo de funil, com postagens que gere curiosidades e interesses;
  • Faça postagens nos Stories frequentemente provocando interações e engajamentos;
  • Esporadicamente crie conteúdos que mostram os benefícios de seu produto ou serviços.

Como funciona o funil no Instagram?

O funil de vendas no Instagram funciona da seguinte maneira:

  • Topo de funil, crie conteúdos para atrair muitas pessoas, gerando curiosidades e interesses sobre o assunto;
  • Meio do funil, crie conteúdo que apresente os problemas que seus possíveis clientes possam ter, dentro do seu assunto, mesmo parecendo óbvio.
  • Fundo do funil, crie conteúdo que apresenta o caminho para soluções desses problemas, com chamada para ação para seu produto ou serviço.

Como montar estratégia de vendas no Instagram?

  1. Crie uma conta comercial no Instagram;
  2. Monte um perfil, agradável e informativo;
  3. Faça publicações constantes e atrativas;
  4. Crie maneiras de interagir com seu público;
  5. Desenvolva um funil de vendas aliado com script;
  6. Crie anúncios no Instagram Ads, enviando para sua oferta;
  7. Faça o fechamento.

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