9 Dicas Objetivas de Como Vender Pela Internet

Negócios Online

Abordaremos os principais pontos de como vender pela internet, e os fundamentos para que tenha sucesso com seu negócio, afinal a competitividade é muito acirrada.

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Saber como vender na internet é o primeiro passo para criar um negócio lucrativo de maneira online e dar longevidade a ele.

Entretanto, nada disso significa que o caminho é fácil.

Durante muito tempo as pessoas se sentiam intimidadas de comprar itens pela internet, mas, a pandemia chegou.

Assim, a internet se tornou o ambiente de uma explosão de compras, já que sair de casa não era possível.

Desde então, muitas empresas se instalaram na internet com o intuito de ganhar dinheiro. Porém, isso não quer dizer que elas foram bem-sucedidas.

Nem todos estavam preparados para a competitividade que iriam encontrar.

Assim, muitos negócios surgiram na internet despreparados, sem saber como ter sucesso nas vendas pela internet e por onde começar, o que fez com que perdessem dinheiro e tempo.

Através desse conteúdo, pretendemos te ajudar a não cometer esses mesmos erros e começar a ganhar dinheiro na internet com o pé direito.

As vantagens de vender online

Quando você decide ter uma empresa para vender através da internet, mesmo que encontre algumas dificuldades técnicas que são relativamente fáceis de serem resolvidas, você passa a ter:

  1. Maior alcance de mercado: As vendas pela internet permitem que você alcance um público maiores do que as vendas em lojas físicas.
  2. Menor custo: As vendas online exigem, por exemplo, menos despesas com funcionários, estruturais de portas abertas e embalagem, permitindo que você mantenha seus custos gerais mais baixos.
  3. Facilidade do MEI para vender na internet: Com a abertura do MEI (Microempreendedor individual), vai ter acesso aos mesmo benefícios de ME (Microempresas), mas com os custos reduzidos, pagando apenas parcelas de R$49,90 a R$55,90 por mês, com direito a previdência, como: aposentadoria, licença maternidade e auxílio doença.
  4. Maior eficácia: Com seu site bem construído e otimizado, vai permitir que os clientes encontrem facilmente o que buscam, além da capacidade de escalar suas vendas com anúncios online.
  5. Informação detalhada dos clientes: Uma vez que preenchem seus dados de pagamento ao realizar uma compra online, você tem acesso a mais detalhes sobre eles e suas preferências, melhorando suas estratégias de remarketing, possibilitando ofertar novamente para o mesmo cliente.
  6. Maior comodidade para o cliente: As compras online oferecem maior comodidade aos consumidores, pois eles podem comprar os produtos a partir de casa.

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Saiba o que vender para ganhar dinheiro, seja em lojas físicas ou mesmo na internet. Pois existem muitas variedades que podem fazer você ficar indeciso e ter dúvidas das melhores opções.

Dicas de Como Vender Pela Internet

1.º Defina para quem você vai vender:

Vender para todos os perfis de pessoas parecer positivo, mas, isso raramente acontece, a menos que você seja uma empresa que tenha todos os modelos de produtos do mundo em diversos nichos como:

  • Americanas;
  • Mercado Livre;
  • Shopee e assim por diante.

Caso a sua empresa não seja como uma das que mencionei antes, então as suas chances de vender para todo mundo é próxima a zero.

Por quê? Porque cada perfil compra um tipo de produto.

Um dos maiores erros de quem inicia na internet é considerar que pode vender para todo mundo.

A partir disso, a empresa acaba gastando dinheiro com campanhas que não levam a lugar nenhum.

Portanto, o que você deve fazer é definir um nicho e para quem deseja vender, também, saber que produto vai vender e que tipo de problema ele resolve.

Entendendo o seu público você consegue trabalhar melhor as suas estratégias, pois, já sabe como a sua persona se comporta, assim, podendo oferecer um atendendo direcionado às necessidades desse cliente.

Para saber sobre as principais características da sua persona, o indicado é realizar uma pesquisa para entender diversos aspectos a respeito do seu público, como:

  • Comportamento;
  • Desejo;
  • Sonhos;
  • Problemas que desejam resolver.

Dica: Seus clientes nunca respondem por livre e espontânea vontade, por isso ofereça algo em troca, como um cupom de desconto.

Através de todas essas informações você se torna capaz de fazer uma pesquisa que ajuda a entender melhor aspectos que te farão vender mais.

2.º Tenha capital inicial e de giro:

Apesar de vender pela internet seja uma atividade considerada simples, isso não quer dizer que você não vai precisar investir em nada.

É fundamental que você consiga ter um capital para começar as suas atividades com maior tranquilidade.

Porque é comum que nos primeiros meses, você precise bancar os investimentos iniciais em estoques e pagamentos.

Após iniciar, você precisa manter o negócio sustentável, ou seja, que tenha capital de giro, que nada mais é do que o dinheiro necessário para manter as portas da sua empresa aberta por pelo menos 3 meses.

Por fim, com o seu capital seguro, crie uma segunda reserva para casos mais extremos ou de oportunidades, como foi o caso de uma pandemia, assim, as chances de fechar e quebrar são pequenas.

3.º Aplique o Marketing:

Investir no Marketing Digital para seu negócio é fundamental para que você consiga convencer o público que o seu produto é a melhor solução.

A ideia aqui é conseguir fazer um processo de Branding, onde você poderá agregar valor ao seu negócio e se tornar uma referência no mercado.

Claro, tudo isso vai acontecer se você aplicar corretamente as técnicas que são oferecidas pelo Marketing.

Não esqueça que existem muitos concorrentes na internet e, quando mal aplicado as suas estratégias de marketing, o seu público não receber a oferta do seu produto a tempo, pois, os concorrentes conseguiram alcançá-los primeiro.

4.º Coloque o preço corretamente do seu produto:

Saber precificar o seu produto é crucial, se você deseja ter vida longa vendendo pela internet. Definir um valor correto, não só vai te levar ao lucro como vai te ajudar a se destacar dos concorrentes.

Para determinar os preços de cada um dos produtos, você precisa começar a considerar todos os custos que você tem, sejam os fixos ou variáveis.

Neste caso, é preciso colocar em análise o gasto de fabricação e os valores de comissão, além da sua margem de lucro sobre o produto.

Sabendos os seus custos operacionais, busque pesquisar os preços praticados no mercado pelos seus concorrentes para você ter noção se vale a pena.

Caso os seus produtos sejam melhores e tenham vantagens, é natural que seus preços sejam maiores.

Entretanto, se forem iguais o que se está sendo ofertado no mercado por um preço maior, reveja todos os seus processos.

Portanto, estude o mercado antes de determinar a sua precificação para que consiga ser competitivo diante dos concorrentes.

5.º Tenha uma estratégia de vendas (Script para o funil vendas):

Quando pensamos em como vender pela internet, é impossível não avaliar as situações em que será necessário trocar um produto a respeito do cliente.

Isso é fundamental, pois o cliente não consegue experimentar o serviço antes da compra e ele pode desistir e pedir para devolver.

À primeira vista você pode se sentir inseguro e considerar o processo complexo, mas fique tranquilo, essa situação é comum nas maiores empresas de vendas de produtos.

Para que ocorra tudo bem, deixe claro ao cliente quais são as políticas de troca e de devolução do produto, apontando quais são as situações em que isso irá acontecer e aceito pela empresa.

Além disso, esse é um assunto que está no Código de Defesa do Consumidor e lá, está incluído que existem prazos para que as empresas aceitem o produto de volta.

Em casos de bem não duráveis o prazo é de 30 dias, em quanto que o durável é de 90.

Não esqueça de criar as suas políticas, assim, você evitará muita dor de cabeça no futuro.

6.º Cuide da sua pós-venda:

A opinião do seu cliente de maneira geral, é bastante relevante, mas a opinião do cliente na internet pode ser determinante para o sucesso ou fracasso.

Isso acontece porque a venda de produtos online impossibilita o cliente em potencial de tocar no produto e saber como ele funciona.

Entretanto, com a opinião de terceiro, deixando claro o que produto é capaz de fazer, ajuda demais nos resultados.

Portanto, é fundamental que você planeje muito bem a sua pós-venda e assim, obter um feedback positivo sobre a experiência do cliente, seja sobre os produtos, como o seu atendimento da equipe.

Além do mais, imprescindível que você prepare ofertas exclusivas para eles através de e-mails personalizados com itens parecidos ou complementares da última compra feita por ele.

Por fim, saiba que vender para as pessoas que já são seus clientes é mais fácil do que conquistar novos clientes.

7.º Controle corretamente o seu estoque:

A gestão de estoque é essencial para você saber quais são as opções de produtos que a sua empresa tem disponível, qual precisa de reposição e, claro, aqueles que não tem saída.

Para você fazer esse controle existem softwares especializados que te avisam quando vai precisar ser reposto.

Entretanto, existe também a possibilidade de você fazer o manual, através de planilhas.

Independente da sua escolha, é fundamental manter o seu estoque atualizado, pois, somente a partir disso você irá conseguir vender para os seus clientes e obter sempre bons resultados.

Afinal de contas, não seria bacana o cliente pedir um produto e ele não existe mais.

8.º Faça Remarketing:

O Remarketing é uma ótima estratégia para você recuperar o interesse de potenciais clientes que estiveram no seu site ou sua loja virtual, mas decidiram não levar o produto naquele momento.

Neste caso, após analisar o produto e não comprar, você irá criar um anúncio de Remarketing, onde aparecerá para o potencial cliente algumas vezes (prazo ideal de 7 dias) para que ele se lembre do produto que ele deixou passar e compre.

Essa campanha pode ser feita no Google Ads e no Facebook e Instagram Ads e o estilo pode variar, de acordo com a necessidade do cliente.

O ideal é que cada campanha seja diferente e você não ofereça apenas o produto, mas também um plus, como desconto ou frete grátis para que o cliente se sinta mais confortável em comprar.

9.º Mostre o valor do que você vende:

Siaba que, quando alguém compra o produto da sua empresa, ele não compra apenas o item, mas também a experiência, os valores que o produto irá agregar, dentre outros.

Para ampliar esse valor que o produto agrega, você pode usar a estratégia de Storytelling quando for fazer a sua oferta, criando histórias que se conectam com as necessidades do cliente.

Coloque na história resposta para essas perguntas, como:

  • Qual benefício ela entrega?
  • Qual é a história por trás do produto?
  • Quais são os propósitos e valores da empresa?
  • Qual é o método utilizado para a empresa?

Crie vídeos complementares para fazer uma conexão maior com os seus potenciais clientes, destacando as soluções oferecidas.

Fazendo isso você terá a chance de ser defensores da marca.

Conclusão

Como podemos ver acima, concluímos que quando se vende pela internet você passa a ter diversas vantagens, como:

  • A possibilidade de atingir um público maior;
  • Loja 24 horas, aberta;
  • Redução de custos;
  • Facilidade de gerenciamento e muito mais.

Outro fator, é que o comércio eletrônico nos últimos anos está crescendo significativamente, o que indica grandes oportunidades para quem deseja empreender.

Por isso, começar a vender pela internet hoje em dia é imprescindível, pois assim, passa a ser possível alcançar novos clientes e expandir os negócios de forma mais rápida e eficiente do que em uma loja física tradicional.

Sendo assim, com a crescente demanda do mercado online, torna-se indispensável se adaptar e aproveitar as oportunidades que a internet oferece para impulsionar os negócios.

Pessoas também perguntam

Como faço para fazer vendas pela internet?

De forma resumida, você vai precisar de:

  • Escolher o que vai vender para seu público específico;
  • Ter um capital de giro para um estoque mínimo;
  • Fazer o marketing para atrair clientes;
  • Precifique corretamente seus produtos;
  • Planeje um funil de atendimento e vendas;
  • Trabalhe seu pós-vendas para aumentar o LTV (Lifetime value);
  • Controle seu estoque corretamente, nunca deixe faltar produto;
  • Trabalhe seu remarketing através de anúncios pagos;
  • Surpreenda seus clientes com a experiência de compra com você.

Como vender um produto rápido na internet?

Para conseguir vender rápido na internet, você vai precisar:

  • Escolher o canal de divulgação onde seus possíveis clientes estão;
  • Criar uma página de vendas de alta conversão, otimizada;
  • Separar uma verba para criar os anúncios na plataforma escolhida, seja ela Facebook, Instagram ou Google;
  • Conheça a jornada do seu cliente através do monitoramento com pixel, tags e UTMs;
  • Crie atendimentos personalizados para cada produto;
  • Verifique os produtos com melhor ROI (Retorno Sobre Investimento) e aumente os anúncios do mesmo, sempre de olho no ROI.

O que vender pela internet para ter lucro?

Abaixo vamos apresentar algumas ideias de nichos para vender pela internet que nunca saem de moda.

  • Moda e acessórios;
  • Informática e eletrônicos;
  • Moda esporte e fitness;
  • Perfumaria e beleza;
  • Cursos ou serviços online;

Qual é o melhor produto para vender na internet?

Geralmente é mais fácil começar vendendo pela internet esses produtos:

  • Cosméticos e perfumes;
  • Moda e acessórios;
  • Moda fitness;
  • Produtos esportivos;
  • Eletrônicos e informática;
  • Produtos de alimentação saudável.

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