5 Dicas de Como Fazer um Portfólio Online Profissional | Home Office

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Neste post você vai ter acesso a dicas valiosas de como fazer um portfólio online profissional para conseguir muitos clientes e poder trabalhar em home office prestando serviços pela internet.

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Para quem deseja começar a prestar serviços pela internet e profissionalmente criar boas impressões, precisa apresentar e provar o valor de seus serviços, por isso é necessário ter um portfólio que chame a atenção.

“A primeira impressão é a que fica”

Tom Peters.

Um portfólio apresentável traz vantagens competitivas ao prestador de serviços, sendo muitas vezes decisivo no fechamento do mesmo.

Lembre-se, o seu portfólio é uma ferramenta fundamental para valorizar e divulgar os seus trabalhos, por isso é necessário caprichar na sua criação.

Além dele ser um cartão de visitas com seus principais trabalhos, existem diversas formas de serem criados, dependendo do tipo de serviços que você pretende oferecer.

Por isso, aqui vamos apresentar como fazer um portfólio profissional com informações relevantes, deixando ele irresistível para seus contratantes.

Continue lendo este artigo para ter acesso ao material que pode facilitar, e muito, a acessão de sua carreira profissional.

O que é portfólio?

Um portfólio é uma forma de apresentar os seus trabalhos, habilidades, qualificações, competências e experiências profissionais.

Não confunda com um currículo, pois o portfólio tem que mostrar exemplos de trabalhos concretos já realizados por você, e não somente listar experiências vividas.

Assim, quando você apresenta um portfólio organizado, com seus trabalhos e habilidades profissionais, você passa um sinal de responsabilidade e cuidado com os projetos de seus clientes, mostrando que é uma pessoa confiável.

Além disso, você se destaca entre seus concorrentes, abrindo novas portas de oportunidades, facilitando assim, atingir seus objetivos profissionais.

Por isso, é mais eficaz investir na criação de um portfólio de qualidade.

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Quais os tipos de portfólios disponíveis?

Antes de seguirmos para as dicas de como criar um portfólio para conquistar muitos clientes, você precisa conhecer os quatro tipos que existem atualmente.

1.º Catálogos impressos:

Esse tipo de portfólio, em muitos casos, pode ser vantajoso principalmente quando tem que apresentar em um local de obra, por exemplo: catálogos de arquiteturas ou paisagismo de uma construção.

Apesar de ser possível apresentar por um dispositivo móvel, o profissionalismo de um catálogo impresso com boas imagens e cores, geralmente causa uma melhor impressão sobre o seu trabalho apresentado.

2.º Portfólio digital

Este modelo de portfólio digital oferece agilidade de compartilhamento, baixo custo e facilidade na criação.

Sendo ideal para quem presta serviços ou venda de produtos locais, geralmente são usados por deliveries, representantes comerciais, vendedores individuais, cuidador home office, personal trainer, redatores e outros.

3.º Portfólio em PDF (Portable Document File)

Como o formato em PDF é amplamente utilizado e compatível com a maioria dos softwares já embarcados nos dispositivos hoje.

Ele é uma ótima opção de formato de arquivo para apresentar o seu trabalho, pois com ele você consegue incluir diversas páginas e podendo organizar melhor os serviços ou produtos que oferece.

Para criar um portfólio em PDF profissional, também, ficou simples com a disponibilidade de softwares gratuitos e pagos, por exemplo, o Canva, Photopea e Libreoffice.

4.º Plataformas para portfólios online

Para quem prefere criar uma apresentação mais atraente e profissional sobre seus serviços ou produtos ofertas, existem algumas plataformas online bastante profissionais que vão deixar seu trabalho irresistível.

Por exemplo:

WordPress que é um CMS (Content Management System), mais Elementor (Plugin), para criar blogs pessoais, sites e portfólios, ela é muito utilizada por profissionais desenvolvedores Web, já que você pode configurar como achar melhor.

Google Sites é um serviço gratuito da Google para criação rápida e intuitiva de páginas web, também muito usado para criação de portfólios, pois não precisa de um domínio.

A Behance é uma plataforma popular entre os designs, ela é pertencente a Adobe, com interface limpa e intuitiva para divulgação dos seus trabalhos. Usada mais por designers e editores de vídeos.

Com estas opções de plataformas online, você pode montar seu portfólio com facilidade e impacto profissional.

Dicas de como criar um portfólio online

É bem provável que você não tenha ideia de como começar a montar o seu portfólio para que ele fique bastante atraente e profissional, por isso, a seguir vamos dar algumas dicas que se você seguir com certeza terá sucesso em sua jornada.

1.º Clareza com seu propósito

Saber com clareza qual o propósito do portfólio pode parecer simples ou até bobeira, mas é de extrema importância, pois você pode criar um que fique confuso, ou até mesmo sem objetividade sobre o que está ofertando.

Assim, em vez de definir seu serviço ou produto com clareza, acaba confundido o contratante/comprador.

Exemplo:

Se você for um Desenvolvedor Web e criador de conteúdo em texto (redator), crie portfólios separados, cada um com seu propósito único, será melhor para vender seu peixe.

2.º Apresente apenas alguns trabalhos ou produtos

O seu portfólio quanto mais objetivo melhor, escolha apenas alguns trabalhos/produtos que mais tem demanda e que você acha que ficou melhores, para incluir na apresentação.

Assim, você evita distrações ou dúvidas desnecessárias em seu contratante/comprador, antes mesmo de fechar com você.

Aqui também, é necessário incluir sua apresentação pessoal, fornecendo informações pessoais, como fotos atualizadas, habilidades e experiências profissionais. Além, se possível, depoimentos de clientes satisfeitos.

Exemplo:

Um desenvolvedor web, deve inserir no seu portfólio somente os sites que ficaram mais bonitos e otimizados para os mecanismos de buscas. Já no caso do redator, de preferência aos conteúdos que mais ranquearam na SERP (lista dos resultados na internet).

3.º Para quem ainda não iniciou

Caso você ainda não começou a prestar serviços, pois está querendo mudar de carreira ou acabou de terminar os estudos, o melhor a se fazer é criar alguns projetos e incluí-los em seu portfólio.

Aqui não tem muito o que fazer, apenas desenvolver seu trabalho para incluí-los na apresentação, pois sem eles, será difícil conseguir cliente.

4.º Valorize a simplicidade

Seja em portfólios visuais como os dos designers e editores de vídeos, quanto os dos redatores, a simplicidade é a chave para um material atraente e eficaz.

Um portfólio poluído visualmente desencoraja o cliente potencial a avaliar seus trabalhos. Já um portfólio baseado em texto, precisa ser objetivo e claro para capturar a atenção do leitor.

Lembre-se que, quando alguém pesquisa no Google, eles procuram por resultados que atendam suas necessidades e fecham as páginas que não são objetivas e confusas.

Por isso, enfatiza a simplicidade em sua escrita, utilizando palavras claras e objetivas, evitando frases complicadas ou longas.

Construa suas ideias de maneira concisa e fácil de entender, sem intercalações ou encadeamentos complexos de ideias.

Assim, você garante que o seu portfólio seja bem recebido e aproveitado.

5.º Otimize a navegação e a leitura

Ao criar um portfólio, leve em conta a navegabilidade e a legibilidade do arquivo ou página online.

Além de escrever um texto claro e objetivo, você deve escolher um tamanho e fonte adequada para facilitar a leitura.

Lembre-se, otimizar a leitura e a navegação do seu portfólio é fundamental para que ele seja bem sucedido e tenha o impacto desejado.

Como conseguir clientes no início da carreira

Depois que você criou o seu portfólio vai precisar fazer a divulgação para conseguir seus primeiros clientes, para isso separamos mais algumas dicas.

1.º Ofereça seus serviços para pequenos negócios

Fazendo uma captação de cliente ativa, oferecendo os seus serviços para pequenos negócios locais, como lanchonetes, padarias, mercearias, escritórios ou lojas.

Mostre o seu profissionalismo, qualidade e confiança dos serviços apresentando do seu trabalho, por isso, investir tempo no desenvolvimento do seu portfólio.

2.º Pesquisa do cliente

Antes de apresentar o seu portfólio, pesquise a empresa e a pessoa que deve entrar em contato, saiba o que eles precisam e como você pode ajudar com seu serviço.

Exemplos:

  • Desenvolvimento de um site;
  • Cadastro no Google Meu Negócio;
  • Media Buyer (gestão de tráfego);
  • Design para redes sociais, e mais.

3.º Primeiro contato eficiente

O jeito mais eficiente de entrar em contato com seu prospect pela primeira vez é através do contato pessoal, não use e-mails ou mensagens de Whatsapp.

Busque aprender como apresentar seus serviços com confiança, transmitindo autoridade para que consiga fechar com seu cliente.

4.º Aparência profissional

A sua aparência deve apresentar profissionalismo, usar roupas um pouco mais formais e manter um visual mais sério vai te ajudar. Mas, observe como o seu possível cliente se veste, uma boa técnica é se vestir parecido com ele.

Por isso a importância de pesquisar sobre a empresa e pessoa com quem vai conversar.

Seguindo essas dicas acima com certeza você vai conseguir fechar seu primeiro cliente, e iniciar em uma carreira próspera.

Como conseguir clientes através da internet

Agora que viu como conseguir clientes no início de carreira, veja como pode conseguir através da internet de forma mais eficiente.

1.º Plataformas de freelancers

A primeira e mais eficiente é através das plataformas de freelancers.

Para saber mais veja esse post com as melhores plataformas de freelancer.

Aqui, basta você preencher seu perfil com o máximo de informações sobre o que pode oferecer para seu possível cliente, tente tirar o foco de você, foque como pode ajudar o cliente a resolver os problemas dele.

2.º Redes sociais

A primeira é o LinkedIn, uma rede social profissional que permite a criação de conexões valiosas com potenciais clientes.

No entanto, é necessário ter uma estratégia para se destacar na rede e ser reconhecido como uma referência em sua área.

Para isso, recomenda-se usar ferramentas, como o Kit de Marketing Pessoal no LinkedIn, que ensinam a otimizar o perfil e produzir conteúdo relevante que ajude a construir autoridade e credibilidade na rede.

Enviar solicitações de conexão indiscriminadamente e apenas compartilhar o seu portfólio, não são suficientes para alcançar resultados.

A segunda é o Facebook e Instagram, também pode ser uma plataforma valiosa para a divulgação de seu trabalho.

Peça ajuda a familiares e amigos para compartilhar seu portfólio e aumentar sua visibilidade dentro da plataforma, também pode divulgar em grandes grupos.

Criar uma página para o seu negócio e impulsione suas publicações com campanhas pagas, elas permitem direcionar sua mensagem a um público-alvo específico, de acordo com as características que você desejar.

Estude sobre o assunto, pode potencializar seu negócio.

3.º Blog pessoal

Quando você cria um blog, principalmente se você prestar serviços de redação, se torna um excelente portfólio online.

Além de se tornar uma ótima ferramenta de marketing de conteúdo.

Essa estratégia de geração de conteúdo relevante para atrair clientes, faz dela a mais eficiente.

Pois, quando se cria um material de qualidade que recebe tráfego orgânico vindo do Google, de pessoas buscando uma solução, a venda é praticamente certa.

Quando você mostra através do conteúdo uma solução pelo que a pessoa está buscando, criar conexão e confiança, facilitando a tomada de decisão do prospect.

Conclusão

Agora que já vimos tudo que você precisa para entrar no mercado de trabalho como freelancer home office.

Concluímos que a melhor forma de começar é através da criação caprichada de um portfólio profissional, como ele você vai conseguir apresentar de forma elaborada e amplificada seus produtos ou serviços.

Mas, lembre-se, não adianta ter um portfólio impecável, descrevendo todos os benefícios dos seus produtos ou habilidades de trabalho, se você não fizer a divulgação bem feita do mesmo.

Dúvidas frequentes

O que tem que ter no portfólio?

  • Seus dados e habilidades claros;
  • Seus trabalhos que mais se destacam;
  • Trabalhos com avaliações positivas;
  • Trabalhos que mais chamou sua atenção;
  • Trabalho que mais se orgulha;
  • Projetos que foram mais complexos de se fazer.

O que não pode faltar em um portfólio?

  • Informações pessoais e suas habilidades;
  • Ter um objetivo claro, do tipo de serviço que deseja;
  • Características únicas de trabalho;
  • Apresentação clara dos trabalhos;
  • Divulgação eficiente do portfólio.

Qual a importância de um portfólio?

O portfólio é a principal ferramenta para impulsionar sua carreira como freelancer ou vendedor, especialmente se for um redator, designers ou desenvolvedor web. Como ele você pode conseguir diversos trabalhos profissionais, pois assim destaca suas habilidades, qualificações, formação e experiência. Além de revelar sua personalidade de trabalho.

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