O que é home office? | As Vantagens e Desafios de Trabalhar em Casa

Trabalho Home Office

Saiba o que é home office e entenda as vantagens e desafios de trabalhar em casa, e ainda conheça todos os conceitos e dicas fundamentais para ser mais produtivo, além das leis e benefícios do trabalho remoto.

Anúncios
Anúncios

O trabalho home office ou remoto está ganhando popularidade e adeptos em todo o Brasil, especialmente nos últimos tempos depois dos acontecimentos que paralisaram o mundo em (2020) e (2021).

Este modelo se tornou um sonho de muitos funcionários e profissionais, já que oferece a possibilidade de exercer a profissão sem precisar enfrentar o trânsito ou trabalhar em um ambiente menos confortável.

De acordo com estudo científico realizado por alguns alunos do Instituto Federal de Pernambuco, afirmam que o trabalho home office melhora a produtividade aumentando o foco nas atividades.

Pois, evita interrupção que acontecem com frequência nos trabalhos presenciais.

Além do mais, esse modelo de trabalho também ajuda a reduzir custos com energia, material de escritório e transportes, ajudando a maximizar a eficiência dos negócios.

Ainda bem que, com a evolução da tecnologia, as empresas têm a possibilidade de garantir a continuidade de suas atividades, mesmo com a equipe trabalhando remotamente.

É bom destacar que essa tecnologia é crucial para o sucesso do home office, já que permite a colaboração e a comunicação entre os colaboradores, mesmo que estejam distantes fisicamente.

Sendo assim, o trabalho remoto ou home office é uma opção cada dia mais popular entre os funcionários de empresas modernas e negócios online, oferecendo mais comodidade e aumento na produtividade.

O que é home office?

O home office, ou escritório em casa, é uma tendência global onde as atividades profissionais são realizadas no ambiente doméstico.

O teletrabalho, trabalho remoto e à distância são variantes do conceito home office, e mais profissionais optam por trabalhar fora do ambiente corporativo.

Ou seja, além de suas próprias casas, trabalhar em hotéis, espaços de coworking ou cafeterias.

Esse tipo de trabalho inicialmente gerou muitas dúvidas entre os empregadores devido às grandes mudanças na forma de gerenciar os seus colaboradores.

Porém, a possibilidade de monitorar a atuação profissional, como horários, produção e precisão, rapidamente desmentiu o mito de que trabalhar em casa é sinônimo de baixa produtividade e gestão.

Em muitos casos, com auxílio de ferramentas o trabalho remoto fortalece a supervisão dos funcionários, pois é baseado em dados claros e objetivos, não na percepção subjetiva do gerente.

Como já vimos no início desse post, o home office oferece benefícios para empregadores e funcionários, como economia financeira e aumento da produtividade.

Para você ter uma ideia, segundo o Correio Braziliense o trabalho remoto fez com que o governo economizasse R$1,4 bilhão para os cofres públicos na crise passada.

Além dos funcionários com organização, disciplina e responsabilidade, obter resultados positivos, como maior autonomia e conforto de trabalhar em casa.

Artigo Relacionado

Benefícios do trabalho home office

Hoje com o avanço da tecnologia e a disponibilidade da internet, o home office se tornou uma opção mais acessível e vantajosa, tanto para empregadores quanto para empregados.

Permitindo que o funcionário desempenhe suas tarefas em sua residência, sem precisar se deslocar para a empresa.

Veja a seguir algumas vantagens do trabalho em home office:

1.º Flexibilidade de horários

A flexibilidade nos horários é uma das vantagens mais significativas de trabalhar em casa, sendo possível planejar a jornada de trabalho de acordo com os seus melhores horários de produtividade e concentração pessoal.

Por exemplo, tem pessoas que são mais produtivas no período da manhã, outras no final da noite e início da madrugada.

2.º Qualidade de Vida

Quando se trabalha remotamente você economiza tempo de deslocamento e refeições, tendo a oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida, motivo para aumentar a produtividade.

Assim, sobra tempo para praticar esportes, passar mais tempo com a família, envolver-se mais na vida de seus filhos, passear ou aprender um novo idioma, tudo isso pode ser melhor planejado trabalhando em casa.

3.º Conveniência no trabalho

A conveniência é outra vantagem de trabalhar em home office, podendo ter o conforto de estar em casa, afinal não é preciso se deslocar até a empresa, pegar transporte público ou ficar horas no trânsito.

Todo esse tempo não utilizado pode retornar como aumento da produtividade dos colaboradores e donos de negócios que não dependem de um escritório.

4.º Economia no orçamento

A economia é outro fator notável nesse modelo de trabalho home office, tanto para empregadores quanto para empregados.

Várias despesas podem ser significativamente reduzidas, como, aluguel de ponto comercial, energia elétrica, alimentação, transporte e outros.

5.º Mais confortável

Podendo trabalhar de casa você terá todo o conforto que desejar em seu escritório, já que poderá organizar o ambiente do jeito que preferir.

Assim, o ambiente te proporcionará mais conforto, o que pode se traduzir em motivação para realizar o trabalho da melhor forma possível.

6.º Aumento na produtividade

Como citamos no início do post, a produtividade é significativamente aumentada, devido à redução de tempo perdido, custos e o aumento da satisfação dos colaboradores.

Tudo isso adequado aos interesses empresariais e as possíveis limitações pessoais dos colaboradores.

Desafios de trabalhar home office

Como nem tudo são flores, agora vamos ver alguns dos desafios de quem deseja trabalhar no conforto de sua casa, mas não tem ideia do que pode enfrentar.

1.º Dificuldade de supervisão e apuração de dados

Para quem está começando a trabalhar longe do ambiente corporativo, pode sofrer com algumas dificuldades no gerenciamento supervisionado e apuração dos resultados, isso por falta de ferramentas para o controle.

Por isso, as ferramentas para o controle são essenciais para quem precisa trabalhar remotamente.

Afinal, elas permitem que você organize seu fluxo de trabalho virtualmente e mantenha a comunicação entre funcionários, fornecedores e clientes.

Exemplos de ferramentas:

  • Slack: É um programa de comunicação de equipe que dá suporte a diferentes canais;
  • Trello: Usa o método Kanban, tornando-o um grande aliado para organizar, otimizando a produtividade devido à sua facilidade de uso e bom apelo visual;
  • Google Drive, OneDrive e Dropbox: Trabalham com espaços em nuvem e são usados ​​para armazenar fotos, documentos, vídeos e outros tipos de arquivos;
  • Hangouts Meet: Serve para realização de reuniões remotas com colaboradores e ajustes de processos;
  • PABX em Nuvem: A Leucotron é um sistema de call center e também oferece outras soluções para garantir que seus processos tenham a alta performance necessária, seja em um espaço corporativo ou em regime de home office;
  • Jobecam: Ferramenta focada no processo de recrutamento de colaboradores;
  • Harvest: Rastreia e controla o tempo, inclui recursos para agendamento, gerenciamento de equipes e muito mais.

2.º Custo a mais para o trabalhador

O funcionário e empreendedor home office terá alguns custos a mais, como, equipamentos adequados para o trabalho, energia elétrica, água, ou seja, adequar o ambiente de trabalho para uma nova infraestrutura.

O problema é que muitas vezes esses valores acabam sendo confundidos com custos domésticos, e essa confusão pode prejudicar a qualidade de vida da casa em geral.

Para saber se o home office é mesmo a melhor opção, é preciso colocar tudo na ponta do lápis, descobrir quanto você vai gastar trabalhando em casa e o que pode ganhar com isso.

Para você melhor avaliar se vale a pena, faça a mesma análise para outras alternativas como escritórios tradicionais e coworking, pois esta avaliação lhe dará uma ideia de qual opção será a mais econômica para você.

3.º Isolamento social

O trabalho home office pode levar ao isolamento e afetar negativamente a criatividade do colaborador ou empreendedor.

Os contatos pessoais são importantes para o networking e as atualizações dos profissionais.

Mesmo que a tecnologia possibilite se conectar com novas informações e pessoas através da internet, o contato pessoal tem uma grande relevância psicológica.

Pois, o fato do colaborador ou empreendedor não ter uma rotina em suas atividades pode causar a desmotivação do trabalhador, diminuindo drasticamente a sua produtividade.

4.º Demandas de trabalho e familiares

Quando você está trabalhando em casa sem muita organização, disciplina e formas de dividir o seu horário de trabalho, acaba trabalhando mais do que deveria.

Isso pode parecer positivo, mas, pode levar ao esgotamento, por isso, momentos de descanso e lazer são importantes para produtividade e criatividade.

Geralmente nesses casos, a impressão é que você está sempre trabalhando, mas com pouquíssima produção.

Outro fator é quando você está em um ambiente de escritório corporativo, todo o espaço é voltado para o trabalho propriamente dito.

Já no conforto de sua casa é diferente, mesmo que esteja em um lugar separado da casa, sempre haverá muitas tentações, como lanches, cochilos, whatsapp, redes sociais e outros. Isso sem contar com as inevitáveis interrupções de familiares.

Dicas de produtividade para trabalhar em casa

O trabalho home office pode ser uma experiência gratificante, mas também é bastante desafiante, pois vai precisar de muita dedicação para conseguir manter a produtividade, foco e desviar de todas as tentações de estar no conforto de casa.

Sem os estímulos da rotina e do ambiente de trabalho corporativo tradicional, fica fácil se distrair e perder o ritmo.

Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar você a alcançar seus objetivos trabalhando em casa, confira.

1.º Defina metas para melhorar a produtividade

Gerenciar o trabalho remoto requer equilíbrio entre a tolerância e as cobranças. Pois, muitos profissionais podem não desempenhar bem sem supervisão constante do chefe.

Então, para que isso não aconteça, o melhor a se fazer é estabelecer um cronograma de tarefas bem definidas, para isso você pode usar uma ferramenta de gerenciamento de projetos como o Trello.

Busque descobrir o que os colaboradores valorizam e ofereça recompensas interessantes para eles, caso atinjam as metas definidas.

Assim você consegue aumentar a produtividade da equipe, além de motivar com metas desafiadoras e alcançáveis, tanto individuais quanto coletivas.

Essa dica de definição de metas, vale tanto para colaboradores do projeto, quanto para empreendedores individuais.

2.º Mantenha uma comunicação clara

A comunicação clara e compreensiva é fundamental para manter o vínculo entre os membros da equipe, especialmente no trabalho remoto.

Como líderes você é o principal responsável por garantir o contato entre as equipes e outros setores, a comunicação deve ser fluida e transparente com todo o time.

Certifique-se de que o fluxo de informações seja constante para manter a eficiência operacional do projeto.

Dessa forma, você evita mal-entendidos e erros nos processos do projeto que podem prejudicar o andamento das tarefas e causarem retrabalhos.

Essa dica de comunicação clara, vale para todos os colaboradores do projeto, sendo eles fixos ou freelancers.

3.º Construa uma rotina eficaz

Realizar reuniões apenas para dar ou receber feedbacks não é uma abordagem eficaz, especialmente no contexto de trabalho remoto.

É indispensável que o time esteja alinhado, então é recomendável fazer pelo menos 3 reuniões de 30 minutos na semana.

Nelas, você pode discutir as metas, processo e os resultados das tarefas, sejam eles positivos ou negativos.

Assim, todos poderão ter uma melhor compreensão de seus objetivos e responsabilidades no projeto.

Observação: Essa dica de rotina de reuniões, vale para todos os colaboradores do projeto, sendo eles fixos ou freelancers.

4.º Treine e desenvolva todos seus colaboradores

Como coordenador do projeto, você precisa ficar de olho nas demandas do trabalho, a fluidez das tarefas, ou seja, todas as operações e os prazos do projeto.

Com isso, você vai conseguir enxergar e atribuir tarefas conforme as habilidades e conhecimentos de cada colaborador do projeto.

Isso permitirá que seus colaboradores desenvolvam suas paixões e capacidades, mantendo o trabalho em dia.

Sempre que possível ofereça treinamentos e atualizações do conhecimento, pois o mercado é dinâmico e as inovações aparecem constantemente.

Sendo assim, é fundamental para manter a competitividade da empresa e ajudar seus colaboradores a sempre evoluírem profissionalmente.

O que diz a Lei para o trabalho remoto

A Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) assegura aos colaboradores trabalhando em home office os mesmos direitos previstos para quem trabalha nas empresas, incluindo:

  • Salários;
  • FGTS;
  • Férias;
  • 13° salário;
  • Auxílios, dentre outros.

Somente o vale-transporte poderá ser excluído, pelo fato de não precisar locomover-se até as dependências da empresa.

Apesar dos profissionais que trabalham em home office terem a flexibilidade na sua rotina, precisam cumprir todas as obrigações acordadas.

A empresa contratante pode estabelecer um controle de jornada, que pode ser acordado por normas coletivas.

Algumas empresas usam ferramentas para controlar horários, com registros de entradas e saídas em softwares usados no projeto.

Incluir cláusulas no contrato que esclareçam as regras do home office, para garantir a proteção dos direitos e obrigações de ambas as partes.

Também, é necessário fomentar a confiança entre empregador e empregado para evitar problemas na relação entre as partes.

Conclusão sobre trabalhar remotamente

O futuro do trabalho em home office já é uma realidade para grandes empresas, muitas adotaram o modelo de trabalho flexível ou mesmo implementaram o home office como opção de tempo integral.

Além disso, muitos colaboradores que devido a crise de (2020) e (2021), começaram a trabalhar de casa e se adaptaram, não querendo mais voltar para o tradicional.

Assim, forçaram as empresas a implementarem novas tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data, para ajudar no monitoramento mais preciso dos processos e desempenho de toda a equipe, bem como nos resultados financeiros.

Também, é preciso atentar-se que este modelo home office exige mudança dos profissionais, como o desenvolvimento da inteligência emocional e da capacidade de lidar com desafios complexos.

Todos os colaboradores devem saber trabalhar de forma colaborativa, ter autogestão e saber comunicar-se de forma clara, além de serem responsáveis por seus papéis na organização.

Dúvidas frequentes

Como se trabalha em home office?

Para você conseguir trabalhar em home office, vai precisar:
Ter um ambiente que permita ter foco;
Ter uma boa iluminação no ambiente;
Ter uma boa conexão de internet;
Ter um planejamento das tarefas diárias;
Ter organização e rotinas diárias.

Quem pode trabalhar em home office?

Hoje em dia diversas profissões de mercados distintos se encaixam na lista de quem pode trabalhar em home office, como:
Programadores;
Analista de sistemas e dados;
Consultor Coach;
Profissional de contabilidade;
Desenvolvedor Web;
Editor de vídeos e imagens;
Redatores e copywriters;
Social media e outros.

Quanto ganha uma pessoa que trabalha em home office?

No Brasil quem trabalha em home office tem um salário médio que começa em R$21 mil até R$54 mil anuais para colaboradores mais experientes, mas existem casos de freelancers que ganham bem mais.

O que você achou do post?

Avalie clicando nas estrelas 👇

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário