Como Começar no Marketing Digital do Zero | Passos a Passo

Aqui você vai encontrar dicas de como começar no marketing digital do zero para não deixar sua empresa desatualizada, devido o crescimento das mídias digitais.

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O Marketing Digital é uma das melhores oportunidades de trabalhar na internet que existem hoje em dia, entretanto, isso não quer dizer que é simples, afinal de contas, se fosse, todo mundo faria.

Entretanto, não podemos dizer que é difícil de aprender, afinal de contas, muitas pessoas vivem do Internet Marketing, através das diversas estratégias que estão disponíveis no meio.

Mas, para que você possa fazer o mesmo, existem alguns passos que precisam ser seguidos para que o faça da maneira correta, para te ajudar, criamos esse conteúdo.

Aqui abordaremos os passos fundamentais que você precisa seguir para começar no Marketing Digital e se tornar lucrativo no médio e longo prazo.

Como Começar no Marketing Digital do Zero

Antes de começar a aplicar o Internet Marketing, é preciso, conhecer o que significa o termo e de que ele serve.

E se você não tem ideia de como iniciar, confira aqui os cursos de marketing digital gratuito.

De maneira resumida, o Marketing Digital são ações que as empresas realizam com o intuito de chegar ao cliente e assim realizar a venda, seja de um produto ou um serviço.

Assim como acontece no modelo tradicional, o intuito do Marketing é se conectar com os clientes e a partir disso oferecer produtos. Entretanto, o diferencial do Digital é que você consegue atingir somente as pessoas que tem interesse no produto, serviço e não qualquer pessoa.

Além disso, a partir do meio digital a relação aqui se torna de um para um, já que a empresa fala e o cliente pode responder, através de comentários e compartilhamento de artigos, além da opção de enviar uma mensagem direta para a empresa.

Assim, é criado um relacionamento mais próximo, o que pode tornar o cliente um potencial fã e idealizador da marca, indicando para amigos e família os produtos.

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Entenda os principais conceitos do Marketing Digital:

Não dá para começar a praticar o Marketing Digital se você não faz ideia dos conceitos, porque, sim, você irá descobrir palavras aqui que não se viu em outro lugar.

Entender esses termos vai te ajudar muito na hora de aplicar as estratégias de marketing e melhorar os seus resultados no longo prazo, até porque, algumas delas são essenciais para fazer o Marketing funcionar.

Vamos a elas:

1.º Persona:

Trata-se do termo usado para se referir a representação fictícia de um cliente ideal do seu negócio. Aqui são considerados diversos aspectos como desejos, comportamento, escolaridade, gênero, idade, dentre outros.

2.º Leads:

Os leads são visitantes que deram o seu contato para que a sua empresa possa falar com eles e assim, se tornar um cliente em potencial. Neste caso, são sempre pessoas que se interessam pelo que você fala.

3.º SEO (Search Engine Optimization):

Já falamos sobre eles em outro lugar, mas, o SEO são técnicas que visam posicionar o conteúdo do seu site ou blog nas primeiras páginas dos motores de busca, através de boas práticas e otimizações.

4.º Inbound Marketing:

Trata-se de uma estratégia que tem como foco atrair visitantes, torná-lo leads com a ajuda da produção de conteúdo direcionado para um determinado público e assim torná-lo cliente futuramente.

5.º Copywriting:

Essa é uma técnica, também chamada de copy, que visa criar textos persuasivos para convencer o leitor a tomar alguma decisão de compra.

6.º Storytelling:

É outra técnica de escrita, que visa envolver os leitores emocionalmente, gerando uma identificação com a história, o que influencia dentro de um processo de compra.

7.º E-mail Marketing:

São ações criadas pela empresa, com o objetivo de alimentar uma base de Lead (possíveis clientes) a partir de mensagens de e-mail. O tipo de mensagem muda de acordo com o perfil do público que está na base.

8.º Blog:

Trata-se de um meio de comunicação usado para falar com visitantes, através de conteúdos (artigos) relevantes. É a casa da empresa, onde os visitantes terão todas as informações a respeito dela.

9.º Tráfego orgânico:

É o termo utilizado para se referir ao visitante que chegou ao seu site, a partir de uma palavras-chave de uma busca realizada no Google, e clicou no seu blog ou chegou a partir de um post nas redes sociais.

10.º Tráfego pago:

Diferente do anterior, o tráfego pago é uma maneira de você conquistar clientes mais rápidos, ou seja, ao invés de recebê-lo de forma natural, como no orgânico, você paga para aparecer.

Defina os seus objetivos

Agora que você já sabe o básico do Internet Marketing, você pode começar e para isso é preciso determinar quais serão os seus objetivos.

O que você está buscando?

Existem muitos porquês e, eles irão variar de acordo com o seu perfil e o que te faz querer começar.

Independentemente de qual seja o objetivo, é bom que você determine, pelo menos, um deles. Quando você entende o que está fazendo e o porquê, fica mais fácil focar no negócio e crescer.

Conheça o seu público

Conhecer o seu público é fundamental para saber qual será o direcionamento do seu negócio dentro do marketing digital. A frase “se você não sabe para aonde ir, qualquer lugar serve?” ela cabe muito bem aqui.

Se você não conhece o seu público vai direcionar as suas estratégias para todos os lados e isso faz com que você perca muito dinheiro e tempo já que vai caminhar, caminhar e não chegar em lugar nenhum.

Portanto, é primordial que determine quem é a sua persona, como ela age, quais são os hábitos de consumo, os objetivos, preferências e problemas que elas desejam resolver.

Tudo isso vai lhe dar um norte do que criar, como desenvolver e onde encontrar essas pessoas, para assim levar a marca da sua empresa até eles e assim promover os seus produtos e serviços no decorrer do tempo.

Se você vende mais de um produto, determine quais são os perfis de cada um desses produtos, caso sinta que sejam diferentes.

Planeje a sua presença digital

Agora que você conhece a sua persona, está na hora de determinar quais serão as suas presenças online.

Será através de um canal no Youtube? Perfil em uma ou mais rede social? Um blog? Criar um site? Tudo vai de acordo com o perfil da sua persona.

O ideal é que para começar você tenha um site e um perfil nas redes sociais.

Dica: Não em todas as redes, mas somente na que o seu público está.

Isso é necessário porque você vai precisar ser consistente em postagens e não dá para fazer isso em todas as redes sociais.

Quanto mais presente nas redes sociais que seu público estiver, você estará na cabeça do seu cliente ideal, que, avaliará o seu negócio como uma autoridade e comprará o seu produto em um futuro próximo.

Além disso, essas são maneiras simples de você aproximar do cliente, uma vez que as redes sociais ajudam você a ter um contato um para um.

Produza conteúdos relevantes

Com os seus meios de comunicação determinados você deve produzir conteúdo, pois, essa é uma opção fundamental para se conectar com o seu cliente.

Para que faça isso bem feito, foque sempre em conteúdos que sejam interessantes para o seu público. Existem muitas opções que podem ser exploradas. O ideal é buscar por diversos formatos, mas com conteúdos que sempre agregam.

Conteúdos por escrito, por exemplo, ajudam na hora de esclarecer algumas dúvidas, mostrar um passo a passo mais específico e assim por diante.

Seja qual for o tipo de conteúdo que escolher, desenvolver conteúdos que sejam sempre relevantes e esclareça as dúvidas da sua persona.

Se fizer esse trabalho muito bem feito, com certeza, você irá encontrar pessoas que comprem o seu produto.

Monitore as métricas (KPIs)

Com o decorrer do desenvolvimento dos seus conteúdos, você vai precisar acompanhar os KPIs e entender se os passos que deu até o momento no marketing digital estão ou não funcionando.

Existem diversas métricas que você pode acompanhar, mas, algumas das opções mais interessantes são:

  • Número de conversão;
  • Taxa de engajamento;
  • Quantidade de cliente que abandonou o carrinho.

Essas são algumas opções, mas, irão variar de acordo com o modelo de negócio que você decidiu seguir.

Portanto, determine as suas métricas e invista para monitorar.

Busque a ajuda de profissionais

Depois de acompanhar todos esses passos de como iniciar no marketing digital você sinta dificuldade de seguir. Diante disso, é preciso contar com a ajuda de um profissional especializado.

É bom lembrar que com o suporte de pessoas mais experientes do mercado dando uma consultoria exclusiva para o seu negócio, fica mais assertivo os passos que você poderá dar.

Além disso, essa alternativa oferecerá para você feedbacks únicos do que está e o que não está funcionando e precisa ser melhorado.

Conclusão sobre a melhor forma de como começar no marketing digital do zero

Iniciar no marketing digital pode ser um desafio, especialmente quando você está começando do zero e não tem ideia do que fazer.

Por isso:

Deixamos a dica: comece com produção de conteúdo para blogs e sites de terceiros, pois essa é uma das estratégias mais eficazes para alcançar seus objetivos dentro do marketing digital.

Um bom redator pode ganhar muito bem caso se dedique e produza textos de qualidade, já que o conteúdo é uma peça fundamental para o crescimento de um negócio online.

São através dos conteúdos que você constrói uma marca, gera mais tráfego no site e aumenta seus clientes e a confiança deles com a empresa.

Portanto, se você tem habilidades de redação ou mesmo quer desenvolver, pode considerar o trabalho de redator como uma ótima maneira de ingressar neste mercado.

Lembre-se, começar a produzir conteúdo para blogs e sites é uma excelente maneira de desenvolver suas habilidades e ganhar experiência em marketing digital.

Além de ter contato com projetos fantásticos de terceiros e poder desenvolver novas ideias para seus próprios negócios.

Pessoas também perguntam

Como começar do zero no marketing digital?

Para você saber como começar no Marketing Digital do zero, você primeiro definir os seus objetivos e qual área dentro do internet marketing deseja seguir.

Mas antes é de extrema importância usar qualquer ferramenta ou estratégia, aprender a pesquisar o seu público-alvo para não perder tempo e dinheiro.

Segue algumas dicas de direcionamento para você estudar:

  • Copywriting (escrita persuasiva);
  • Gestão de mídias pagas (tráfego pago);
  • SEO (tráfego orgânico de rede de pesquisa);
  • Social media (gestão de redes sociais).

O que é preciso para começar a trabalhar com Marketing Digital?

A dica aqui é você saber e ter um bom direcionamento de qual caminhos deseja seguir dentro do digital, já que existem infinitas possibilidades.

Desde desenvolvimento de sites até a gestão de mídias, mas um excelente caminho é você entender sobre copywriting e tráfego pago, depois estudar o tráfego orgânico.

Tem como aprender Marketing Digital sozinho?

Sim, tem como aprender Marketing Digital sozinho, você vai precisar de resiliência e organização para criar um planejamento do que deseja aprender para definir seus objetivos de estudos. Depois disso, separar todo o material, e-books, infográficos, estudo de caso de estratégias aplicadas que deram certo. Existem diversos conteúdos gratuitos e de qualidade na internet.

É difícil trabalhar com Marketing Digital?

Levando em consideração a velocidade das mudanças, a constante necessidade de sempre estar aprendendo e a facilidade de encontrar informações.

Podemos dizer que não é difícil trabalhar com o Marketing digital, pois a sua concorrência terá as mesmas dificuldades.

O que vai determinar o seu sucesso é a capacidade de adaptar-se e implementar o mais rápido possível novas estratégias.

Qual o melhor Marketing Digital para iniciantes?

Hoje para um iniciante no internet marketing uma boa opção é começar com prestação de serviços para negócios locais, como SEO (Search Engine Optimization) para Google Meu Negócio. Uma ótima opção de curso para aprender é o da Nova Escola de Marketing do Rafael Rez.

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